Tipos de demonstrções financeiras

Páginas: 5 (1041 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
TIPOS DE DEMONSTRAÇÕES FINACEIRAS

1 - BALANÇO PATRIMONIAL - BP

É a demonstração que apresenta todos os bens e direitos da empresa. Ativo -, assim como as obrigações. Passivo Exigível. Em determinada data. A diferença é chamada Patrimônio Líquido e representa o capital investido pelos proprietários da empresa, quer através de recursos trazidos de for a da empresa, quer gerado por esta emsuas operações e retidos internamente.

2 – DEMONSTRAÇÕES DO RESULTADO DO EXERCÍCIO - DRE

Trata-se de uma demonstração dos aumentos e reduções causados no Patrimônio Líquido pelas operações da empresa. As receitas representam normalmente aumento do Ativo, através do ingresso de novos elementos, como duplicatas a receber ou dinheiro proveniente das transações. Aumentando o Ativo, aumenta oPatrimônio Líquido. As despesas representam redução do Patrimônio Líquido, através da redução do Ativo ou aumento do Passivo Exigível. Enfim, todas as receitas e despesas se acham compreendidas na Demonstração do Resultado, segundo uma forma de apresentação que as ordena de acordo com a sua natureza; fornecendo informações significativas sobre a empresa. A Demonstração do Resultado é, pois, o resumo domovimento de certas entradas e saídas no balanço, entre duas datas.
A Demonstração do Resultado retrata apenas o fluxo econômico e não o fluxo de dinheiro. Para a Demonstração do Resultado não importa se uma receita ou despesa tem reflexos em dinheiro, basta apenas que afete o Patrimônio Líquido.

3 – DEMONSTRAÇÕES DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO – DMPL

A Demonstração das Mutações doPatrimônio Líquido apresenta as variações de todas as contas do Patrimônio Líquido ocorridas entre dois balanços independentemente da origem da variação, seja ela proveniente da correção monetária, de aumento de capital, de reavaliação de elementos do ativo, de lucro ou de simples transferência entre contas, dentro do próprio Patrimônio Líquido. Enquanto a Demonstração do Resultado evidencia como sechegou ao total do aumento ou diminuição do Patrimônio Líquido em decorrência de transações efetuadas pela empresa, expurgando o inchaço causado pela inflação, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido mostra toda e qualquer variação em qualquer conta. A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido não costuma ser analisado no sentido tradicional em que o são o Balanço e a Demonstraçãodo Resultado do Exercício.

4 - DEMONSTRAÇÕES DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS – DOAR

A Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos mostra as novas origens e aplicações verificadas durante o exercício, ocorridas nos itens não Circulantes do Balanço, ou seja, no Exigível a Longo Prazo, Patrimônio Líquido, Ativo Permanente e Realizável a Longo Prazo. A diferença entre as novas origensnão circulantes e as novas aplicações não circulantes será igual ao Capital Circulante Líquido. Dessa maneira, a DOAR é uma demonstração que evidencia a variação do Capital Circulante Líquido. Através da DOAR é possível conhecer como fluíram os recursos ao longo de um exercício: quais foram os recursos obtidos, qual a participação das transações comerciais no total de recursos gerados, como foramaplicados os novos recursos etc. Enfim, a DOAR visa permitir a análise do aspecto financeiro da empresa, tanto no que diz respeito ao movimento
de investimentos e financiamentos quanto relativamente à administração da empresa sob ângulo de obter e aplicar compativelmente os recursos.

5 - Demonstração doS FluxoS de Caixa - DFC
A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser um relatórioobrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais). Esta obrigatoriedade vigora desde 01.01.2008 e desta forma torna-se mais um importante relatório para a tomada de decisões gerenciais.
6 - Demonstração do Valor Adicionado – DVA
A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é o informe contábil que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps estrutura e analise das demonstrções financeiras
  • Atps
  • Tipos de aplicações financeiras e investimentos
  • Tipo de ações financeiras
  • tipos de aplicação financeiras
  • Tipos de operações financeira
  • Análises dos Tipos de Demonstrações Financeiras
  • O que é administração financeira e orçamentária e tipos de negócio.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!