Tipos de construções rurais

Páginas: 12 (2823 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
Introdução
O que são construções rurais?
Conjunto de instalações que o criador deve possuir para racionalizar sua criação. Devem atender a determinadas condições básicas quanto à higiene, orientação, funcionalidade e custo. Portanto, devem merecer cuidado especial do criador, porque de sua eficiência irá depender, de grande parte, o sucesso da empresa.
As construções deverão atender asseguintes condições:
* Serem higiênicas, tendo água disponi9vel e destino adequado aos resíduos;
* Serem bem orientadas no terreno;
* Serem simples, funcionais, duráveis e seguras;
* Permitirem controle de variações climáticas, permitirem expanção
* Serem de baixo custo e racionais( rapidez e eficiência no uso de materiais e mão-de-obra )
Os componentes necessários para implantaçãode uma atividade criatória são: Setor de produção (galpão e silos), setor de preparo de alimentos, setor administrativo (escritório, almoxarifado, controle), setor sanitário ( fossa, crematório, etc.), setor residencial e setor externo ( postos de vendas, abatedouros, cooperativas) .

Tipos de construções rurais
Instalações para aves, suínos, ovinos e caprinos, coelhos,abelhas, bicho-da-seda, bovinos leiteiros, bovinos de corte, equinos e piscicultura.
Instalações para Bicho-da-seda
A sirgaria é um galpão de construção simples e econômica, bem ventilado, porém com telas de proteção, e com boa penetração de luz solar. No interior, existem “camas” que podem ser feitas de chão apiloado, ou então podem ser móveis de madeira. O tamanho do barracão , assim como dascamas de criação vai depender da fertilidade do solo, da área do amoreiral, do número de pés de amoreira plantadas, da adubação e da mão-de-obra disponível na propriedade. A sirgaria deverá ser construída no sentido, leste/oeste, e poderá ser feita de madeira, alvenaria, tela sombrite com cortina alveolada e cobertura de telhas francesas. Já o depósito para armazenagem de ramas deamoreira, deverá ser de no mínino, 10% do tamanho do barracão, construído de alvenaria, coberto com telhas francesas e forrado. O piso deve ser revestido e deverá conter uma declividade para que corra uma lâmina de água sobre ele, umidificando o local e armazenando melhor as ramas.Deverá também, ser construído um almoxarifado para guardar os instrumentos utilizados, o qual poderá ser 50% menor que odepósito. A plantação de amoreira deve estar localizada perto da criação, pela abundancia que requer.
Instalações para Bovinocultura Leiteira
A adoção da exploração tecnificada poderá ser dirigida para o manejo animal em regime de pasto associado à estabulação parcial (semi-confinamento) ou estabulação completa (confinamento total). Estes tipos de manejo requerem o planejamento de instalaçõesfuncionais visando aumentar a eficiência da mão-de-obra, oferecer condição de conforto aos animais, reduzir o número de acidentes, bem como reduzir os custos de produção de leite. Deste modo, torna-se essencial dar atenção ao planejamento dos componentes que constituem uma instalação típica para a exploração de bovinos de leite. A criação dos grupos pode ser realizada em piquetes, em instalações deconfinamento, ou mesmo, de forma mista, onde os animais são confinados somente em determinada fase. É imprescindível, no planejamento das instalações, que se tenha: · espaço adequado; · área de descanso seca e ventilada; · sombra; · espaço de cocho apropriado para alimento (e reduzir competição); · grupos homogêneos e · ambiente saudável. Quando se pretende confinar os animais, as opções maisdifundidas são instalações do tipo “loose-housing” e do tipo “free-stall”. No sistema “loose-housing”, é construído um galpão de sombreamento para repouso coletivo, dotado de cama, cuja área necessária por animal varia de acordo com a idade das vacas. Próximo ao galpão de repouso, é construída uma estrutura somente para o fornecimento de alimento, onde se tem, geralmente, um corredor central, por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • construções rurais
  • construçoes rurais
  • Construçoes rurais
  • Construcoes rurais
  • Construções Rurais
  • Construçoes rurais
  • construções rurais
  • Construçoes rurais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!