Tipos de conhecimento

Páginas: 32 (7776 palavras) Publicado: 8 de maio de 2013
1

TIPOS DE CONHECIMENTO O texto que segue é uma coletânea de excertos elaborada pelo professor a partir do texto de Arcângelo Buzzi, Introdução ao pensar.(BUZZI, Arcangêlo. Introdução ao Pensar. Petrópolis, Vozes, 1975) Introdução Quem quer pensar deve aprender. Só o ser-humano aprende a pensar. E aprende porque está no pensamento. Por sentir-se na proeza do pensamento, ele mesmo se defineanimal que pensa.
"Se o teu destino é pensar, então venera esse destino como se venera um deus e sacrifica-lhe o que de melhor tiveres, o que mais amares" (Nietzsche, F.).

Para merecer a arte de pensar, precisamos frequentar a realidade. Aqui o pensamento aprende a pensar. Fora dessa escola não há aprendizagem. À medida que aprendemos a pensar, o pensamento ingressa no conhecimento e nalinguagem. Isso o deixa maravilhado. O conhecimento e a linguagem são as luzes e os sons da realidade. A variação das luzes do conhecimento e a escala de sons da linguagem excitam o pensamento e o estimulam a pensar . A semente que germina produz ramos, folhas, flores e frutos. O pensamento que pensa produz conhecimentos e falas diversas. Produz o conhecimento que calcula (as ciências), imagina (as artes)e confia (a fé). E produz a filosofia. O pensamento que filosofa ensaia uma aprendizagem de pensar. Pensar é filosofar! Filosofar não é adejar, mas fazer do pensamento caminho que vá à raiz do mundo e sinta nessa proximidade o enigmático que ainda não aprendeu a pensar.
"Não se deve querer arrebatar ao mundo seu caráter inquietante e enigmático" (Nietzsche, F. Vontade de poder, n. 597) .

Ofilósofo suspeita outra realidade, escondida no mundo em que vivemos.
"Todo homem que for dotado de espírito filosófico há de ter o pressentimento de que, atrás da realidade em que existimos e vivemos, se esconde outra muito diferente e que, por conseqüência, a primeira não passa de uma aparição da segunda" (Nietzsche, F. Origem da tragédia. Lisboa, 1972, p. 37).

Para pressentir no mundo outrarealidade, precisamos cavar muita terra como quem busca ouro. A filosofia é uma longa atividade de escavação.
"A filosofia não é uma doutrina, mas uma atividade" (Wittgenstein, L. Tractatus logico-philosophicus, 4.112).

O termo filosofia deriva do grego. Se conseguíssemos pronunciar e ouvir a palavra philosophia como os gregos antigos por sua aprendizagem a conheceram, não seria precisoexplicá-la, pois a língua grega, por ter sido formada a partir da experiência originária das palavras, tem o privilegio de conhecer seu sentido no ato de usá-las. Nós, hoje, ouvimos primeiro a explicação etimológica da palavra philosophia e, com dificuldade, transpomos o simples ouvir ou ver a palavra em busca daquele sentido primeiro investigado e apreendido pelos antigos gregos. Foi Heráclito de Éfeso(544-480 a.C.) quem, presumivelmente, criou o termo filósofo. Em grego, philósophon se compõe de philos, que significa amigo, e sophón, que significa o fluente cordial no todo (hèn pánta). Filósofo, portanto, é o amigo do todo, aquele que está na tarefa da unidade de todos os entes. A unidade de todos os entes irrompe de repente no pensamento que pensa. Quando pensa, o pensamento se faz tálamo deamor do real. Podemos traduzir o termo sophón como "o pensamento amigando ou recolhendo em si a totalidade dos entes".

2

Quando o pensamento está na arte que une o múltiplo real, quando sabe recolhê-lo em sua transparência ou verdade, possui o sophón. Esta arte ou sabedoria se parece com o clarear da madrugada que irrompe no horizonte e pressurosa abriga na sua luz todos os habitantes daterra. A filosofia não existe desligada da vida. Antes o contrário. Como a luz possibilita aos olhos ver e andar entre as coisas com desembaraço e sem tropeços, assim a filosofia, qual raio de luz, penetra no sentido secreto da realidade. Filosofar demanda empenho diligente por merecer a arte de conhecer cada coisa no relâmpago de seu estranho aparecimento. Na filosofia, por conseguinte, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipos de conhecimento
  • Tipos de conhecimento
  • tipos de Conhecimento
  • Tipos de Conhecimento
  • Tipos de conhecimento
  • Tipos de conhecimento
  • Tipos de conhecimentos
  • Tipos do Conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!