Tipos de Computadores Eetrônicos

854 palavras 4 páginas
Tipos de Computadores Eletrônicos (Analógicos e Digitais)

Os computadores analógicos e digitais constituem duas classes.
Um computador analógico representa as quantidades por meio de grandezas físicas, como, por exemplo, a intensidade de uma corrente elétrica ou ângulo e giro de uma engrenagem; tal computador realiza as operações por meio de fenômenos físicos, e dá resultados sob forma de números, que são sempre aproximados e não exatos. Por essas razões, os computadores analógicos não podem ser utilizados em organizações bancárias, comerciais e industriais, que necessitam de valores numéricos exatos. Os computadores analógicos são usados em laboratórios de pesquisa e para aplicações científicas e tecnológicos, como por exemplo, o estudo de redes de distribuição de energia elétrica.
Os computadores digitais representam as quantidades por meio de símbolos e executam as operações por meio de um formalismo matemático. Dão resultados exatos, apresentando-os sob a forma de caracteres (algarismos e letras). A diferença entre esses dois tipos de computadores pode ser resumida na seguinte sentença: o computador analógico MEDE e o computador digital CONTA.
Os computadores digitais são utilizados em organizações bancárias, comerciais, industriais, governamentais etc.
TIPOS DE COMPUTADORES
Os computadores podem ser classificados pelo porte. Existem os de grande porte, mainframes, médio porte, minicomputadores e pequeno porte microcomputadores, divididos em duas categorias: os de mesa (desktops) e os portáteis (notebooks e handhelds).
Conceitualmente todos eles realizam funções internas idênticas, mas em escalas diferentes.
Os Mainframes se destacam por terem alto poder de processamento e muita capacidade de memória, e controlam atividades com grande volume de dados, sendo de custo bastante elevado. Operam em MIPS (milhões de instruções por segundo).
A classificação de um determinado computador pode ser feita de diversas maneiras, como por exemplo, em termos de:

Relacionados

  • OS JOGOS ELETRÔNICOS NO CONTEXTO PEDAGÓGICO DA EDUCA O FÍSICA ESCOLAR
    1016 palavras | 5 páginas
  • Administração de sistemas de informação
    17483 palavras | 70 páginas