Tipos de chapisco

Páginas: 5 (1173 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2
2. OBJETIVOS 3
2.1 OBJETIVO GERAL 3
2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS 3
3. A EMPRESA 4
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
4.1 Chapisco 4
4.1.1 Chapisco Tradicional 5
4.1.2 Industrializado 5
4.1.3 Rolado 5
4.2 Emboço 6
4.3 Reboco 6
5. METODOLOGIA DO TRABALHO 7
6. ATIVIDADES REALIZADAS 7
7. CONSIDERACOES FINAIS 8
8. REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS 9














1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar o plano de estagio na empresa N&A Serviços, na construção de uma área de manufatura na empresa MASA FLEXTRONIC da AMAZONIA, localizada no Distrito industrial I, Manaus- AM, sendo responsável pelo planejamento e controle obra, levantamento de dados, verificação de etapas construtivas, medições,fechamentos de contratos e compras de matérias.
























2. OBJETIVOS


2.1 OBJETIVO GERAL

Este trabalho tem como objetivo relatar todas as etapas do estagio supervisionado e mostrar o que foi realizado em todos os processos da construção da obra da área de manufatura na empresa MASA FLEXTRONIC.


2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS

Visando atingir o objetivogeral iremos ter alguns objetivos específicos;
Acompanhar os tipos de chapiscos;
Conhecer os métodos de aplicação de Emboço;
Aprender os tipos de Reboco;
Conhecer os tipos de técnicas e métodos executivos, para revestir uma parede.













3. A EMPRESA


O período de observação foi executado na empresa N&A Serviços e Comercio de Construção, Localizada na Av. Autaz Mirimn° 6250- Sala 104 Shopping Grande, Bairro São Jose, com atuação em campo na obra da MASA FLEXTRONIC localizada no DISTRITITO INDUSTRIAL I, visando o aprendizado prático do estagiário com aplicações de teorias obtidas em sala de aula e execuções práticas de serviços em campo para obtenção de dados, resultados e monitoramento.


4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As argamassas são materiais deconstrução com algumas propriedades e características específicas, como, por exemplo, rugosidade, aderência ao substrato, resistência mecânica, porosidade, estanqueidade. De forma geral, as argamassas são obtidas a partir da mistura de um ou mais aglomerantes, agregados miúdos e água, podendo conter aditivos e adições minerais. Então, o resultado final deste conjunto de matérias-primas é que definirá ocomportamento do produto final.
Inserido no conceito de edifício, o revestimento de argamassa pode ser entendido como o subsistema que recobre uma superfície porosa com uma ou mais camadas superpostas de argamassa, com espessura normalmente uniforme, resultando em uma superfície apta a receber o acabamento final.


4.1 Chapisco

Nem sempre entendido como uma camada pelo fato de não possuirrealmente espessura definida e não ser homogêneo, é a etapa de preparo da base com o objetivo de torná-la mais rugosa e homogênea à absorção de água, uma vez que os elementos estruturais e a alvenaria possuem capacidade de absorção bastante diferenciadas.
Os três tipos de chapisco mais comuns são:


4.1.1 Chapisco Tradicional

Consiste no lançamento vigoroso de uma argamassa fluida sobre abase, utilizando-se uma colher de pedreiro. A textura final deve ser a de uma película rugosa, aderente e resistente. Esta argamassa fluida é produzida com cimento e areia grossa em proporções que variam de 1:3 a 1:5, em função das características do agregado utilizado e da superfície a ser chapiscada.
É comum também a adição de aditivos promotores de aderência, cujo uso deve ser muito bemespecificado e controlado. O chapisco tradicional pode também ser aplicado por projeção sobre toda a fachada, inclusive sobre a estrutura. Neste caso, o traço sofre algumas modificações, como por exemplo no teor de aditivo.


4.1.2 Industrializado

Usualmente aplicado sobre a estrutura de concreto, esse tipo de chapisco é feito com uma argamassa industrializada específica para este fim, sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Chapisco.
  • chapisco
  • Chapisco
  • relatório sobre uso de chapisco
  • Revestimentos (chapisco e reboco)
  • CHAPISCO EMBOÇO REBOCO
  • Riscos chapisco e reboco
  • Chapisco Embo O E Reboco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!