Tipos de Célulaa - Eucariontes e Procariontes

Páginas: 5 (1024 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014






Trabalho de Biologia

Citologia








Células

A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Por essa razão, afirmamos que a célula é a unidade estrutural dos seres vivos. A célula - isolada ou junto com outras células - forma todo o ser vivo ou parte dele. Além disso, ela tem todo o "material" necessário para realizar as funções de um servivo, como nutrição, produção de energia e reprodução.
Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmerastarefas responsáveis pela manutenção da vida.
Exemplo de célula:


Existem dois tipos de células nos seres vivos, as células procariotas e as eucariotas. Uma diferença nesses dois tipos de célula é a sua composição. A células eucariota tem a membrana nuclear individualizada e tem vário tipos de organelas, composição diferente da células procariota, que não tem esses componentes.Células Procariotas

As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca, individualizando o núcleo celular, pela ausência de algumas organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ouinvaginação. Também possuem DNA na forma de um anel não associado a proteínas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o DNA se dispõe em filamentos espiralados e associados à histonas).
Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e, sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma.
A este grupopertencem seres unicelulares ou coloniais, como por exemplo, as bactérias, as cianofitas e os micoplasmas. Segue um exemplo de célula procariota:







Células Eucariotas

As células eucariontes  são mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados sãodotados deste tipo de células.
Exemplo de células eucariotas:

Uma característica presente nas células eucariotas é a grande quantidade de organelas presente em seu interior. Há vários tipos de organelas, elas são:
Citoplasma - O citoplasma é, geralmente, a maior opção da célula. Compreende o material presente na região entre a membrana plasmática e o núcleo.
Ele éconstituído por um material semifluido, gelatinoso chamado hialoplasma. No hialoplasma ficam imersas as organelas celulares, estruturas que desempenham funções vitais diversas, como digestão, respiração, excreção e circulação. A substância mais abundante no hialoplasma é a água.
Mitocôndria - As mitocôndrias são organelas membranosas (envolvidas por membrana) e que têm a forma de bastão. Elassão responsáveis pela respiração celular, fenômeno que permite à célula obter a energia química contida nos alimentos absorvidos. A energia assim obtida poderá então ser empregada no desempenho de atividades celulares diversas.

Ribossomos - As células produzem diversas substâncias necessárias ao organismo. Entre essas substânciasdestacam-se as proteínas. Os ribossomos são organelas não membranosas, responsáveis pela produção (síntese) de proteínas nas células. Eles tanto aparecem isolados no citoplasma, como aderidos ao retículo endoplasmático.


Retículo Endoplasmático - Essa organela é constituída por um sistema de canais e bolsas achatadas. Apresenta várias funções, dentre as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Procariontes e Eucariontes
  • Eucariontes e procariontes
  • eucariontes e procariontes
  • Eucariontes e procariontes
  • Procariontes e Eucariontes
  • Procariontes E Eucariontes
  • Procariontes e Eucariontes
  • Eucariontes e procariontes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!