Tipos de Célulaa - Eucariontes e Procariontes

1024 palavras 5 páginas
Trabalho de Biologia

Citologia

Células

A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Por essa razão, afirmamos que a célula é a unidade estrutural dos seres vivos. A célula - isolada ou junto com outras células - forma todo o ser vivo ou parte dele. Além disso, ela tem todo o "material" necessário para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução.
Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida.
Exemplo de célula:

Existem dois tipos de células nos seres vivos, as células procariotas e as eucariotas. Uma diferença nesses dois tipos de célula é a sua composição. A células eucariota tem a membrana nuclear individualizada e tem vário tipos de organelas, composição diferente da células procariota, que não tem esses componentes.

Células Procariotas

As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca, individualizando o núcleo celular, pela ausência de algumas organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Também possuem DNA na forma de um anel não associado a proteínas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o DNA se dispõe em filamentos espiralados e associados à histonas).
Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e, sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma.
A este grupo

Relacionados

  • biologia celular
    1453 palavras | 6 páginas
  • lalala
    430 palavras | 2 páginas
  • Há males
    471 palavras | 2 páginas
  • ENEM
    7137 palavras | 29 páginas