tipos de armazenmento

286 palavras 2 páginas
TIPOS DE DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO

Dispositivo de armazenamento é um dispositivo capaz de armazenar informações (dados) para posterior consulta ou uso.
Os meios magnéticos apareceram para substituir os meios perfurados; os dados armazenados neles podem ser alterados sem ter que descartar o meio de armazenamento. Utilizam uma base de metal ou plástico recoberta com um material magnético (normalmente óxido de ferro), que reage a um campo magnético (electroímã) .
Em determinados pontos deste material, os dados são armazenados magnetizados. Com isso, a leitura posterior dos dados pode ser realizada detectando-se as correntes induzidas pelos campos magnéticos armazenados.
Os dispositivos de armazenamento semicondutores. Este tipo de dispositivos de armazenamento é o mais recente e é o que mais oferece perspectivas para a evolução do desempenho na tarefa de armazenamento de informação. Esta tecnologia também é conhecida como memórias de estado sólido ou SSDs (solid state drive) por não possuírem partes móveis, apenas circuitos eletrônicos que não precisam se movimentar para ler ou gravar informações. Os dispositivos de armazenamento semicondutores podem ser encontrados com as mais diversas aplicações, desde Pen Drives, até cartões de memória para câmaras digitais, e, mesmo os discos rígidos possuem uma certa quantidade desse tipo de memória funcionando.
Os dispositivos de armazenamento ópticos são os mais utilizados para o armazenamento de informações multimédia, sendo amplamente aplicados no armazenamento de filmes, música, etc. Apesar disso também são muito utilizados para o armazenamento de informações e programas, sendo especialmente utilizados para a instalação de programas no computador. Exemplos de dispositivos de armazenamento por meio óptico são os CD-ROMs, CD-Rws, DVD-ROMs, DVD-Rws

Relacionados

  • CLC - Fotografia
    2518 palavras | 11 páginas
  • ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO
    3066 palavras | 13 páginas
  • APOSTILA AUILIAR ADM
    4526 palavras | 19 páginas