Tipos de óvulos

Páginas: 6 (1450 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2012
TIPOS DE OVULOS

Os óvulos liberados pelas fêmeas possuem diferentes quantidades de vitelo dependendo do grupo animal a qual pertencem.
Vitelo = Substância composta por proteínas, açúcares e lipídeos que forma grânulos no citoplasma do óvulo. Tem a função de nutrição do embrião em desenvolvimento

Pode haver 4 tipos de ovos:

1 - Os que possuem pouca quantidade de vitelo igualmentedistribuído pelo citoplasma, recebem o nome de oligolécito (Óligos = pouco). São encontrados nos mamíferos, anfioxos e equinodermos



 








2 - Os que apresentam quantidade relativamente grande de vitelo desigualmente distribuído pelo citoplasma são os heterolécitos (hetero = diferente). São encontrados nos moluscos, anelídeos e anfíbios.










3 - Temos também um tipo deovo onde o vitelo fica concentrado circundando o núcleo da célula, estes ovos recebem o nome de centrolécitos (centro = meio). São encontrados nos artrópodes.










4 – Este tipo de ovo apresenta abundância de vitelo espalhado por toda a célula. Possui tanto vitelo que o núcleo e o citoplasma ficam deslocados para um canto da célula formando um pequeno disco sobre o ovo que recebeo nome de disco germinativo. Este tipo de ovo e classificado como telolécito ou megalécito (telo = extremidade). São encontrados em aves, peixes e répteis.



Dependendo do tipo de ovo iremos ter um tipo diferente de divisão da célula. É como se a presença do vitelo atrapalhasse este processo. A divisão da célula ovo ou zigoto em mais células a partir da fecundação recebe o nomede segmentação ou clivagem e cada célula resultante desta divisão recebe o nome de blastômero.


BLASTRÔMERO
Lembrando que dependendo do tipo de ovo e a quantidade de vitelo iremos ter um tipo diferente de divisão da célula. E que cada célula resultante desta divisão recebe o nome de blastômero.
Nos ovos oligolécitos, as primeiras mitoses dividem o ovo completamente formandoblastômeros de mesmo tamanho. Este tipo de segmentação é chamada de holoblástica (holo = inteiro) e igual, pelo fato de formarem blastômeros iguais. Com as sucessivas divisões forma-se uma bola maciça de células é a mórula (Recebe esse nome devido a semelhança com uma amora.)

Nos ovos heterolécitos a quantidade de vitelo dificulta as clivagens que mesmo assim dividem o ovo completamente, mas algunsblastômeros ficam grandes e com muito vitelo, são os macrômeros. Outros ficam menores e com menos vitelo, são os micrômeros. Por isso este tipo de ovo a segmentação é holoblástica e desigual.


Nos ovos telolécitos a grande quantidade de vitelo atrapalha a clivagem e o ovo não se segmenta totalmente. A segmentação ocorre apenas na região do disco germinativo. Por estas características estetipo de clivagem recebe o nome de meroblástica (mero = parte) (ou parcial) e discoidal.






Nos ovos centrolécitos, o núcleo se divide e adere à superfície do ovo, isto ocorre devido à concentração de vitelo no centro do ovo que dificulta sua clivagem. Por não conseguir realizar a divisão completa dos blastômeros esta segmentação é denominada meroblástica e por suas células sedesenvolverem próximo a superfície do ovo recebe o nome de superficial.




Fases da segmentação

Embora existam diferentes tipos de segmentação, eles normalmente se realizam segundo duas fases:

• mórula, em que se forma um maciço celular com poucas células;
• blástula, em que é aumentado o número de células e se forma uma cavidade interna cheia de líquido.
 

[pic]

 A cavidadecentral que se observa na blástula recebe o nome de blastocele (cele = cavidade) e é cheia de líquido sintetizado pelas células que formam os seus limites.

Nos ovos isolécitos e nos heterolécitos a blastocele é bem desenvolvida.

Na blástula (blástula é o segundo estado de desenvolvimento do embrião dos animais) originada da segmentação de ovos telolécitos, não se observa a verdadeira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tipos de ovulos
  • ovulos
  • Óvulos
  • Ovulo
  • ovulo
  • Classificação dos óvulos
  • O óvulo e o esperma
  • Comercialização de óvulos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!