Tipologias De Planeamento Urbano3

582 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
FACULDADE DE ARQUITECTURA E PLAN. FÍSICO - CENTRO DE ESTUDOS DE DESENV. DO HABITAT

Tipologias de Planeamento Urbano possíveis para Moçambique
Carlos Trindade

documento para discussão
MARÇO, 2009

1. Em Áreas Consolidadas e Planificadas (Urbanizadas) de alta densidade (>60hab/ha); de média densidade (20 a 60hab/ha) e de baixa densidade (<20hab/ha):
1.a. Reabilitação/Conservação - Ex. Reabilitação/Conservação de prédios urbanos ou de sistemas
(drenagem, saneamento, vias, etc.).
1.b. Reaqualificação - Ex. A requalificação de centros históricos, áreas industriais e complexos militares. 2. Em Áreas Não Consolidadas mas Planificadas (Urbanizáveis) de alta densidade (>60hab/ha); de média densidade (20 a 60hab/ha) e de baixa densidade (<20hab/ha):
2.a. Reabilitação/Conservação - Ex. Reabilitação/Conservação de residências em bairros populares.
2.b. Melhoramento - Ex. Melhoramento de bairros previamente planificados no que diz respeito a dotação de serviços e infra-estruturas não previstas anteriormente, albergando os serviços em eventuais espaços livres e as infra-estruturas a partir de expropriação parcial dos talhões/lotes.
2.c. Requalificação - Ex. Requalificação de bairros previamente planificados no que diz respeito a dotação de serviços e infra-estruturas não previstas anteriormente, ou outros, albergando-os em áreas ocupadas cujas famílias devem ser movimentadas (expropriação total dos talhões/lotes) ou mesmo.
2.d. Reordenamento - Ex. Reordenamento de bairros previamente planificados de modo a repor a ordem na ocupação e organização do espaço, corrigindo as distorções criadas por falta de acompanhamento e controlo do processo de consolidação. Esta acção pode também significar novas opções de ordenamento (como no caso de áreas não consolidadas e não planificadas) parcial em subzonas cuja acção estrita de reordenamento é insuficiente.
3. Em Áreas Não Consolidadas e Não Planificadas (Urbanizáveis) de alta densidade (>60hab/ha); de
média

Relacionados

  • O Território e a Edificação. O papel da topografia na génese e formação da cidade Portuguesa
    44834 palavras | 180 páginas