Tipologias de Estado

Páginas: 22 (5377 palavras) Publicado: 17 de janeiro de 2014



Ensaio Crítico

Ciência Política

Tema:
Tipologias de Estado
Problema:
“De que forma a nação influencia o Estado?”







Índice



Introdução…………………………………………………………………………………………...…….3
1. Desenvolvimento:
1.1 Conceitos chave………………………………………………………………………………....4 à 7
1.2 Nação sem Estado………………………………………………………………………….... 8 à 12
1.3 Estado multinacional…………………………………………………………………………...… 13
1.4 Estado – Nação ………………………………………………………………………………….…14
Conclusão ……………………………………………………………………………………………….15
Referências Bibliográficas ………………………………………………………………………….….16










































Introdução

A nação e o Estado são dois conceitos, indispensáveis para todo o desenvolvimento do nosso trabalho e é com base neles que a nossa problemática selevanta. Abordaremos a nação no seu sentido mais histórico-cultural e não tanto jurídico e no Estado não incidiremos na sua evolução, mas sim na sua definição.
De inicio abordaremos os dois conceitos chave, nação e estado. Segundo Renen uma nação “é a alma, um princípio espiritual (…). É o coroamento de um longo passado de esforços, de sacrifícios e de devoções; ter glórias comuns no passado, umavontade como no presente, ter feito grandes coisas em conjunto e querer continuar a fazê-las, eis as condições essenciais para ser um povo” , assim sendo, pertencem à mesma nação todos os indivíduos que partilham determinado conjunto de princípios e de valores. A ideia de nação traduz-se essencialmente na conjugação de factores históricos e culturais e também normalmente na partilha de uma língua.
UmEstado é uma “entidade com uma estrutura organizada de poder e acção, desempenhando a função de garantir entre os homens uma coerência ordenada de forma harmoniosa e segura, sobretudo a de manter a paz e a segurança interna”.
Com estas duas sintéticas definições problematizaremos “de que forma a nação influencia o estado?” e tentaremos então ao longo do trabalho responder ao nosso problema.1.1 Fundamentação teórica e exemplificação de conceito de Estado e Nação

Conceito de Estado
O Conceito de Estado equivale a falar numa comunidade e num poder organizados, ou, noutra dimensão numa organização da comunidade e do poder; é a comunidade ao serviço da qual está o poder e a organização que imprime carácter e garantias de perdurabilidade a ambos.Existem duas perspectivas relativamente ao Estado: o Estado-sociedade (ou Estado-colectividade) e o Estado-poder (ou Estado-governo ou Estado-aparelho); tais perspectivas não são senão dois aspectos de uma mesma realidade. O Estado é institucionalização do poder, mas esta não significa apenas a existência de órgãos, ou seja, de instituições com faculdades de formação da vontade, significa tambémorganização da comunidade, predisposição para os seus membros serem destinatários dos comandos vindos dos órgãos do poder.
O Estado aparece como uma comunidade de homens concretos, constituído com duração indefinida num referencial. Comunidade na qual se exerce um poder em seu nome, dirigido a cada uma das pessoas e dos grupos que a integram; e poder de que se encarregam as pessoas investidas naqualidade de titulares de órgãos. Comunidade e poder que se derramam e diluem em organização _ em organização jurídica _ como a que é dada, primeiro que tudo pela Constituição (muito embora a organização não se identifique propriamente com as normas em si, antes com a objectivação ou o resultado dessas normas).
O Estado é comunidade e poder juridicamente organizados, pois só o Direito permite passar,na comunidade, da simples coexistência à coesão convivencial e, no poder, do facto à instituição. No entanto, o Estado não se esgota no Direito, assim como o Direito não se reduz simplesmente à forma de Estado; é sim objecto do Direito, e, apenas enquanto estruturalmente diverso do Direito, pode ser a ele submetido, por ele avaliado e por ele tornado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • as tipologias
  • Tipologia
  • tipologia
  • Tipologia
  • tipologia
  • Tipologia
  • Tipologia
  • Tipologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!