Tipografia_fonte: ibere camargo

1472 palavras 6 páginas
Projeto de Monografia

Desenvolvimento de uma fonte tipográfica digital inspirada na caligrafia de Iberê Camargo, um dos grandes artistas plásticos do século XX.
Aluno: Sandro Fetter
Bacharelado em Design – Habilitação em Design Gráfico

Centro Universitário Ritter dos Reis

Conhecer
Adquirir os conhecimentos sobre os múltiplos aspectos que a caligrafia e os caracteres tipográficos assumiram em diferentes períodos históricos.

As oriGens dos ALfABetos

S

egundo Adrian Frutiger, as primeiras escrituras ocidentais conhecidas foram encontradas na Suméria, sul da Mesopotamia (atual Iraque) e datam do ano de 3500 antes de cristo. Inicialmente, serviriam para registrar trocas comerciais.
Inicialmente a escrita representava formas do mundo (pictogramas). Estas primeiras escritas foram pictográficas e mais tarde se tornaram cuneiformes.(Adrian Frutiger, 2001)
No início, os primeiros pictogramas eram gravados em tabuletas de argila, em seqüências verticais de escrita, com um estilete feito de bambu que gravava traços verticais, horizontais e oblíquos.
No entanto, a escrita hieroglífica é, provavelmente, o mais antigo sistema organizado de escrita no mundo, e já era utilizada por volta de 3000 anos aC. Com o tempo evoluiu para formas mais simplificadas, como o Hierático, uma variante mais cursiva que se podia pintar em papiros ou placas de barro, e ainda mais tarde, com a influência grega crescente no oriente próximo, a escrita evoluiu para o Demótico.
Foram os povos semitas, especificamente os fenícios, que idealizaram uma escrita mais simplificada constituida por 22 signos: o alfabeto. Tais signos se inspiraram nas escrituras demóticas e cuneiformes. Estes signos alfabéticos representavam imagens estilizadas de objetos comuns e facilmente reconhecíveis.

Conhecer

• 19

A Evolução do Alabeto Latino
Quadro ilustrativo da evolução dos alfabetos grego e romano, a partir das escrituras fenícias.
(Adrian Frutiger, En Torno de
La Tipografia. 2001)

Conhecer

• 20

Relacionados