tipificação coaglobante

1021 palavras 5 páginas
'Futuro do País está em suas próprias mãos', diz diretor do FMI
Para José VIñals, Brasil precisa manter inflação sob controle e implementar reformas estruturais
O Brasil deve continuar seus esforços para manter a inflação sob controle, com o objetivo de reforçar a confiança internacional em sua política monetária, além de implantar reformas estruturais que ampliem a sua capacidade de crescimento, afirmou o conselheiro financeiro e diretor do Departamento Monetário e de Mercado de Capitais do Fundo Monetário Internacional (FMI), José Viñals.
"O futuro do Brasil está em suas próprias mãos", disse o economista espanhol em entrevista ao Estado. "Essas questões são essenciais para aumentar a resiliência de um país como o Brasil para quando houver turbulências externas que provoquem pressões de aumento da taxa de juros e de depreciação da moeda, com impacto negativo sobre o crescimento."
Para ele, os países ricos ficaram dependentes de políticas monetárias expansionistas e enfrentam o desafio de deixar as muletas da liquidez e caminhar para uma situação de crescimento sustentável. Os EUA estão mais adiantados que Europa e Japão no processo de normalização de sua política monetária. Quando estiver concluído, as taxas de juros de equilíbrio da economia deverão ser menores que as registradas no período anterior à crise de 2008, disse Viñals. A seguir, trechos da entrevista:
Como a crise global mudou a percepção dos economistas em relação à eficácia de políticas monetárias tradicionais?
Se você precisa mover taxas de juros em patamares superiores a zero, a política monetária tradicional continua tão efetiva quanto antes. O que a crise introduziu foi uma nova dimensão, a de que existem outras políticas que podem ser usadas para ajudar a economia mesmo quando há a impossibilidade de reduzir a taxa de juros, porque elas atingiram um patamar igual a zero. Essas medidas, chamadas de não convencionais, é o que a crise nos ajudou a descobrir. Elas podem ter a forma de

Relacionados

  • tipificação coaglobante
    1252 palavras | 6 páginas