TINTAS E VENIZES

2839 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
TINTAS E VERNIZES

Profa. Dra. Alessandra Lorenzetti de Castro

2013

NOME e RA

Introdução

O surgimento da tinta veio através da arte, era um meio de expressar o que se sentia, viva, e se pensava. Não é possível determinar uma data exata, mas os primeiros relatos do uso da tinta vieram através de figuras e símbolos expressos nas paredes das cavernas.
Primeiramente, as tintas tiveram um papel puramente estético. Somente anos depois, quando introduzidas em países do norte da América e da Europa, onde as condições climáticas eram mais severas, os aspectos de proteção ganharam maior importância.

Desenvolvimento da tinta
EGITO:
Os egípcios produziam tintas através de matérias encontrados no seu próprio país e nas regiões próximas a ele, foi o primeiro povo a utilizar grandes variedades de cores nas suas pinturas.
Para produção de tinta no Egito era importado anileira e garança da Índia, com a anileira, podia-se obter um azul profundo e, com a garança, nuances de vermelho, violeta e marrom. Entre 8.000 e 5.800a.C, foi quando a tinta começou a ser utilizada para tingir tecidos. Para aplicar a tinta os egípcios também começaram a fabricar brochas (Uma espécie de pincel).
Alguns manuscritos feitos em 2 000 a.C pelos chineses mostram que já se utilizavam tintas com a finalidade da escrita, provavelmente foram inventadas pelos chineses e egípcios. Mas as datas exatas são desconhecidas.
ROMA:
Com os egípcios os romanos aprenderam a fabricar tintas, eles utilizaram pela primeira vez alvaiade que tem como pigmento a cor branca. Com a queda do império Romano a arte da produção de tinta parou, e foi retomada somente na Idade Média pelos ingleses.
Nas ruínas de Pompéia podem ser vista um exemplo de pintura romana.
IDADE MÉDIA:
Somente na Idade Média a tinta começa a ser usada com a

Relacionados

  • COP
    774 palavras | 4 páginas
  • Exposição Ocupacional ao Benzeno - Higiene Ocupacional/Riscos Químicos e Biológicos
    4063 palavras | 17 páginas
  • MONTE SEU PR PRIO NEG CIO
    14440 palavras | 58 páginas