TINTAS E VENIZES

Páginas: 12 (2839 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014




UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL


MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
TINTAS E VERNIZES




Profa. Dra. Alessandra Lorenzetti de Castro







2013

NOME e RA






Introdução

O surgimento da tinta veio através da arte, era um meio de expressar o que se sentia, viva, e se pensava. Não é possível determinar uma data exata, mas os primeirosrelatos do uso da tinta vieram através de figuras e símbolos expressos nas paredes das cavernas.
Primeiramente, as tintas tiveram um papel puramente estético. Somente anos depois, quando introduzidas em países do norte da América e da Europa, onde as condições climáticas eram mais severas, os aspectos de proteção ganharam maior importância.Desenvolvimento da tinta
EGITO:
Os egípcios produziam tintas através de matérias encontrados no seu próprio país e nas regiões próximas a ele, foi o primeiro povo a utilizar grandes variedades de cores nas suas pinturas.
Para produção de tinta no Egito era importado anileira e garança da Índia, com a anileira, podia-se obter um azul profundo e, com a garança, nuances de vermelho, violeta e marrom.
Entre8.000 e 5.800a.C, foi quando a tinta começou a ser utilizada para tingir tecidos. Para aplicar a tinta os egípcios também começaram a fabricar brochas (Uma espécie de pincel).
Alguns manuscritos feitos em 2 000 a.C pelos chineses mostram que já se utilizavam tintas com a finalidade da escrita, provavelmente foram inventadas pelos chineses e egípcios. Mas as datas exatas são desconhecidas.
ROMA:Com os egípcios os romanos aprenderam a fabricar tintas, eles utilizaram pela primeira vez alvaiade que tem como pigmento a cor branca. Com a queda do império Romano a arte da produção de tinta parou, e foi retomada somente na Idade Média pelos ingleses.
Nas ruínas de Pompéia podem ser vista um exemplo de pintura romana.
IDADE MÉDIA:
Somente na Idade Média a tinta começa a ser usada com afinalidade além de decorativa, passa também a ser usada como proteção. Igrejas e lugares importantes eram os poucos lugares que se utilizavam tintas. Nessa época cada artista tinha sua própria formula para fabricação de tinta, sendo ela altamente sigilosa. 
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:
No auge da Revolução industrial, foi o começo da introdução de aparelhos mecânicos a pintura, como moedor e misturador detintas, facilitando assim a produção em larga escala.
SÉCULO XX:
Durante a Primeira e a Segunda Guerra, foram desenvolvidos novos pigmentos e resinas sintéticas.

Os pigmentos vieram com a função de substituir alguns ingredientes nas tintas. A tinta começa a ser pesquisada e desenvolvida. É utilizada no final da década de 50 para pintar exteriores, esmaltes para acabamento de automóveis, etintas á prova de gotejamento.
A pesquisa com resinas sintéticas nos anos 60 resultou na descoberta da tinta com maior resistência contra substâncias químicas e gases, também surgiram às tintas fluorescentes.

Definição de Tinta e Verniz
Tinta é o nome dado à família de produtos, que tem como função cobrir os objetos com uma película pigmentada. Sendo um elemento muito versátil, podendo seraplicado a praticamente qualquer tipo de objeto.
É normalmente utilizada para produzir artes, na indústria, na produção de automóveis e equipamentos, produtos eletrônicos, tubulações, como proteção anti ferrugem, nas paredes interiores e exteriores.
Com a finalidade de proteger e embelezar, a tinha é uma mistura de pigmentos e cargas devidamente estabilizados, formando uma película sólida, fosca oubrilhante.
Quando a tinta não possui pigmentos é chamada de Verniz.
O Verniz possui sua função voltada para o acabamento, usado com mais frequência em madeira e em outros materiais com finalidade de proteger e dar brilho. Sua formula possui óleo secante, resinas, e solvente como, por exemplo, aguarrás. Também são utilizados derivados do petróleo como poliuretano ou póxi.



Composição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tintas
  • Tintas
  • Tintas
  • tintas
  • tinta
  • Tintas
  • Tintas
  • Tinta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!