TINTAS 2009 2

Páginas: 10 (2281 palavras) Publicado: 24 de julho de 2015
PINTURA DE EDIFICAÇÕES – TINTAS IMOBILIÁRIAS
Texto adaptado: Revista OBRAS ON LINE, Edição 24
Autor: Clémenceau Chiabi Saliba Jr.

INTRODUÇÃO

Historicamente, a pintura vem sendo praticada desde os primórdios da humanidade, tendo os primeiros registros mais de 32 mil anos – as famosas pinturas rupestres, localizadas em Grotte Chauvet, França, onde teriam sido empregados pigmentos naturais decores vermelho, ocre e preto, são um exemplo. Ainda hoje, revestir paredes com tintas ou texturas é, sem dúvida, uma das etapas mais importantes da fase de acabamento de uma obra, pois caracterizam camadas adicionais de proteção da vedação, além do que a edificação ganha vida e boa aparência com o colorido proporcionado. Atualmente, o mercado disponibiliza vasta opções de produtos para satisfazer asnecessidades práticas e preferências estéticas dos consumidores, no entanto, apesar de parecer uma etapa simples, o processo envolve uma série de conhecimentos e critérios técnicos que, se mal observados ou conduzidos, podem acarretar o fracasso da intenção e, conseqüentemente, prejuízo devido ao indesejável investimento para correção ou recuperação do trabalho mal executado.


TIPOS DE TINTASAs tintas são produzidas a partir de resinas, pigmentos, cargas minerais, aditivos e água. Sua adequação ao tipo de uso depende qualitativamente de sua formulação e componentes (mais de vinte em uma dessas tintas comerciais), cada um com sua função específica, porém interdependentes.

As resinas (normalmente o acrílico) são responsáveis pela resistência às intempéries, aos raios ultravioletas daluz solar ou a certos produtos químicos. Por exemplo, uma tinta para uso externo com garantia de vinte anos tem maior quantidade de resina quando comparada a uma tinta para uso em paredes internas. A tinta brilhante, também/normalmente, tem mais resina que a tinta fosca, por isso é mais durável – por outro lado, a tinta fosca “esconde” mais as irregularidades de uma parede mal acabada.

Ospigmentos (ou melhor, a soma de pigmentos e cargas minerais) são os principais responsáveis pelas cores, nuances e estabilidade dessas cores ao envelhecimento e (ou) ao amarelecimento precoce (das tintas brancas ou pastéis). Existem diversas fontes de pigmentos com a mesma tonalidade, sendo que aquelas de melhor qualidade proporcionam tintas com cores mais estáveis ao longo do tempo.

Já os aditivosutilizados na composição da tinta proporcionam outras propriedades que também devem ser avaliadas em cada caso – uma tinta pode secar mais rápido do que outra, enquanto uma terceira escorre menos ou nem mesmo escorre sobre a superfície, além daquelas que são resistentes a fungos e mofo.

Desta forma, para que uma tinta tenha custo inferior a outra supostamente similar, é sinal de que, dentro daembalagem, os componentes não são exatamente os mesmos e, portanto, nem a durabilidade, o rendimento e a cobertura.

Entre os tipos de tintas que dominam o mercado encontram-se as que resistem ao mofo e umidade; as que resultam aspecto final brilhante, cintilante ou fosco; as que permitem combinação de cores para obtenção de tom desejado; as econômicas e igualmente eficazes; as que podem ser conjugadascom massas texturizadas; as que exalam reduzido material volátil durante a secagem (reduzido cheiro); as magnéticas decorativas; a especialmente formuladas para aplicações hospitalares; e até mesmo as tintas especiais para pintura de pisos e azulejos. Assim, para melhor conjunção de vantagens é recomendável atenção às informações básicas quanto ao acabamento especificado e sobre qual superfície(parede ou esquadria) será aplicada. Para conhecer os diferentes produtos, vale a pena ler as informações contidas em embalagens ou catálogos, buscando comparação entre marcas disponíveis no que diz respeito ao rendimento, custo, aplicabilidade, indicações etc. Se a opção for por uma tinta que requer mão-de-obra especializada, deve-se repensar a questão do custo-benefício e certificar-se de que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tintas 2
  • PROVA EAGS 2009 2
  • UNESP 2009 2 2dia
  • Apostila TM 2 2009
  • 2009 Eags 2 Bet
  • Exercicios Logicamat CC 2009 2
  • 2009 2 FORMDP ENCONTROS noturno
  • Gabarito Unicamp 2009 2 His

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!