TINEU MANIFESTA OES

574 palavras 3 páginas
Centro Universitário Belas Artes

“Análise: manifestações x Lipovestsky

Lucas Guedes
Gustavo Domingues
Lucas França

As manifestações recorrentes dos períodos de junho de 2013, março e abril de 2015 ganharam notoriedade por parte dos grandes meios de comunicação de massa. Porém, essas eram compostas de diferentes propostas. Primeiramente, analisaremos as manifestações do ano de 2015 devido a falta de centralização de proposta por parte dos manifestantes. Basicamente, a falta de voz sólida do ocorrido.
A descentralização pode ser vista no momento em que diversos manifestantes alegam lutar contra a corrupção. Mas, todos os seres que tenham a mínima capacidade moral e ética compartilham do mesmo sentimento. Sendo assim, qual o verdadeiro motivo dessa movimentação?
Diversos motivos como impeachment presidencial, re- implementação ditatorial, extinção de partidos, corte de gastos públicos, reivindicação por educação e saúde e a luta contra a corrupção.
A existência de tantos motivos está ligada diretamente com a moralidade da sociedade pós- moderna, onde o individualismo, o bem-estar próprio e o desejo estão acima do “dever” moral.
É importante ressaltar que a moralidade pós moderna é comandada diretamente pelo dinheiro e pelo consumo desenfreado.
Sendo assim, cada individuo pós moderno irá buscar a todo custo o seu próprio sucesso pisoteando, se for preciso, ideais iluministas como os direitos do homem que possibilitaram a sociedade na qual vivemos. Como por exemplo, lutar por impeachment da presidência eleita a 6 meses democraticamente.
Ou seja, essas manifestações buscam lutas individuais sem qualquer pudor ao sistema democrático do país trazendo talvez um retrocesso nacional em pró de bem-estares individuais ou de uma menor parcela da sociedade
Já a manifestação de julho de 2015 era feita de outra esfera centralizada em um primeiro momento.
O estopim para a mobilização de milhares de brasileiros irem as ruas foi o aumento da tarifa de

Relacionados

  • De JudIIJEF 2013 04 01 A
    505465 palavras | 2022 páginas