Tigres Asiáticos e América Latina

Páginas: 18 (4298 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014







Tigres Asiáticos
e
América Latina
Trabalho de Geografia











Introdução

Neste trabalho, iremos nos aprofundar no histórico de industrialização e as características da América Latina e os Tigres Asiáticos, bem como suas dificuldades e problemas financeiros e as características de cada região que abrangem.























Brevehistória sobre a industrialização
A Industrialização se caracteriza pela troca de mão de obra humana pela maquinaria, assim maximizando os lucros, obtendo mais produtos em menos tempo e em maior quantidade. Os países europeus foram os pioneiros no processo de industrialização, começando pela Inglaterra, no século final XVIII. Na primeira metade do século XIX, praticamente, todos os países docontinente europeu já tinham parques industriais.

Histórico de industrialização da América Latina
O Brasil, o México e a Argentina são as maiores, mais industrializadas e mais diversificadas economias da América Latina.
Os três se tornaram países independentes no início do século XIX e, no final dele, iniciaram lentamente seus respectivos processos de industrialização, que se intensificaramsomente a partir da década de 1930.
Com a crise de 1929 e a depressão econômica que se seguiu, os países industrializados passaram a comprar menos mercadorias vendidas pelos países exportadores de produtos minerais e agrícolas. Nessa época, o Brasil, o México e a Argentina tiveram seus níveis de exportação drasticamente reduzidos, o que lhes dificultou importar diversos produtos industrializados. Poroutro lado, a queda no ingresso de produtos importados acelerou a industrialização voltada a substituir muitos bens de consumo, principalmente da Europa.
Algumas das primeiras fábricas pertenciam à aristocracia latifundiária, que tinha acumulado capital com as exportações de produtos agropecuários e passou a investi-los na indústria, no comércio e no sistema financeiro. Os estancieros argentinos(donos de estâncias, grandes propriedades rurais), ganharam muito dinheiro exportando carne e trigo; no Brasil, destacavam-se, principalmente, os fazendeiros de café, conhecidos como barões do café; e, no México, os proprietários das haciendas (fazendas). Todos eram grandes latifundiários, com forte influência econômica e política em seus países.
No entanto, esse início efetivo do processo deindustrialização não foi acompanhado de políticas sociais e econômicas voltadas à distribuição de renda e maior inserção da população pobre no mercado interno de consumo: parte da aristocracia latifundiária gradativamente se transformou em burguesia industrial e financeira e diversificou suas fontes de lucro, o que explica como muitos latifúndios, mesmo improdutivos, continuavam nas mãos de seusantigos proprietários. A inexistência de uma efetiva reforma agrária, como ocorreu nos países desenvolvidos enquanto se industrializavam, é um dos fatores que explicam a urbanização acelerada e desordenada, a acentuada desigualdade social e a consequente fraqueza do mercado interno dos países de industrialização recente da América Latina.
Outro agente importante no início da industrialização foi oEstado, que passou a investir em indústrias de bens intermediários - mineração e siderurgia, petrolífera e petroquímica etc. - e em infraestrutura - transportes, telecomunicações, energia elétrica etc.
Na América Latina, os maiores símbolos desse modelo foram as estatais petrolíferas: Pemex (Petróleos Mexicanos, fundada em 1934), Petrobras (1954), PDVSA (Petróleos de Venezuela, 1975) e a argentinaYPF (Yacimientos Petrolíferos Fiscales, 1922). Com exceção da YPF, comprada em 1999 pela espanhola Repsol, as outras continuam sob o controle total ou parcial do Estado, e em 2008 eram as maiores empresas nos respectivos países e as primeiras colocadas na América Latina na lista Fortune Global 500.
Após a Segunda Guerra Mundial, o modelo de industrialização por substituição de importações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento América Latina e Tigres Asiaticos
  • tigres asiáticos
  • Tigres asiaticos
  • Tigres Asiáticos
  • Tigres asiaticos
  • Tigres Asiáticos
  • Tigres Asiáticos
  • Tigres Asiáticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!