TIG- TRABALHO INTERDICIPLINAR

Páginas: 6 (1325 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
ESTRUTURA DA CADEIA DE DISTRIBUIÇÃOTIPOS DE FORNECEDORES
Osfornecedores da empresa são escolhidos de modo a equilibrar os custos com a qualidade dos produtos (melhor relação custo benefício), sendo a qualidade essencial em qualquer situação. Dentro dessa política, a empresa possui apenas dois tipos de fornecedores.
O primeiro, e mais importante, é a empresa matriz, enquanto o outro tipo é formado pelos produtores da própria região que entregam seusprodutos diretamente à empresa.
Por fazer parte de uma grande rede, a empresa aproveita-se dos ganhos de escala que a matriz consegue em suas compras junto aos fornecedores na Ceasa, Sacolão e Frigoríficos. Neste arranjo, a matriz atua como uma central de compras. Segundo esses autores, neste arranjo a função de compra e negociação é transferida para a Central de Compras (Setor de Suprimentos). Assim,num único espaço se realizam transações virtuais para uma grande empresa. O objetivo dessa prática de compras em conjunto é o de exercer poder de compra proporcionado pelo aumento da escala. Outro diferencial importante é o fato da matriz, que atua como a central de compras, fazer uso de pagamento à vista ou com prazo de 14 dias, o que lhe proporciona um poder de barganha a mais junto aosfornecedores.
Desta forma chegam a um preço mais baixo que outros concorrentes da rede conseguem.


PROCESSO DE COMPRAS
O processo de compra é realizado sempre com o foco no consumidor. Os pedidos ao setor de suprimentos são feitos diariamente do setor de planejamento que montam um cardápio a partir de uma analise de contrato, sendo assim processando todos os itens que devem ser cotados e comprados. Assim, o setor tendo em posse dos cardápios de todas os clientes, adquire a quantidade necessária de produtos de cada variedade para atender todas as unidades. Após a compra, a empresa utiliza-se de um processo que se aproxima do que, na literatura logística. Nesse sistema, os itens comprados são enviados a partir de uma AUTORIZAÇÃO DE FORNECIMENTO (AF) para os fornecedores o que permiteaumentar o controle de compras e estoque, além de abastecer as unidades de forma dinâmica, coordenada e confiável. Desta forma, as mercadorias para cada unidade são separadas pelo próprio fornecedor, sendo ele de hortifrúti, carne, abastecimento ou descartáveis.
As compras realizadas diretamente em casos de emergência e autorizadas pelo setor de suprimentos são realizadas os depósitos em conta parareembolso das gerentes responsável por cada unidade. Apesar da existência da central de compras a empresa matriz não trabalha com contratos formais, nem mesmo entre a empresa e os fornecedores da região. Desta forma, a matriz atua no mercado aberto, negociando diariamente com diversos fornecedores.
Esta opção mostrou-se estar ligado ao fato da localização privilegiada da empresa, que lhe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Tig
  • Trabalho Tig
  • Trabalho TIG
  • Trabalho interdiciplinar
  • Trabalho tig
  • Trabalho Interdiciplinar
  • Trabalho Interdiciplinar
  • Trabalho Interdiciplinar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!