TIDIR III STEFANY

2032 palavras 9 páginas
TRABALHO INTERDISCILINAR DIRIGIDO III
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

INTALAÇÃO DE PLACAS PIEZOELÉTRICAS EM PLATAFORMAS DO METRÔ

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Carolina Fernandes; Daniel Ribeiro; Guilherme Brito; Gustavo Maximiliano; Marco Aurélio; Stephany Marques.

1. TEMA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA

2. SUBTEMA: PROCESSOS PRODUTIVOS E A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS E SOLUÇÕES ENERGÉTICAS SUSTENTÁVEIS

3. INTRODUÇÃO
O aumento da produção industrial, o avanço da tecnologia e o crescimento populacional, ocasionaram em uma forte demanda de fontes de energia. No entanto, o maior desafio, ainda são as maneiras de se obter energia limpa e renovável.
Com isso, um dos sistemas criados como fonte de energia limpa é o sistema piezoelétrico. O termo piezoeletricidade é oriundo do grego (piezein) “apertar” , “pressionar”. Uma vez que ele gera corrente elétrica, deu-se a designação eletricidade, a qual a piezoeletricidade é denominada como a produção de energia elétrica devido a compressão sobre determinados materiais. A piezoeletricidade é a capacidade de alguns cristais gerarem tensão elétrica através de uma pressão mecânica. (JESUS et al., 2014).
Atualmente, placas piezoeletricas já existem no mercado e são feitas a partir de um material cerâmico. No entanto, a empresa britânica Pavegen Systems criou um sistema eletrônico semelhante ao das placas de cerâmica, mas que utiliza materiais recicláveis em sua confecção o que auxilia ainda mais o meio ambiente quando o assunto é descarte e degradação do material depois do seu tempo de uso além de, proporcionar um menor custo benefício.
Atualmente, o Brasil tem sofrido com uma crise energética. Com isso, propostas de utilização de diferentes fontes de energias sustentáveis têm se tornado alternativas para auxiliar na economia de energia elétrica. Em torno disso, pretende-se através deste trabalho apresentar uma das aplicações das placas piezoelétricas com o intuito de ser uma alternativa sustentável que vise auxiliar na

Relacionados

  • PILAR DE CANTO
    1848 palavras | 8 páginas