TIDIR - Carona Solidaria - Cabe +1

1580 palavras 7 páginas
trabalho interdiscilinar dirigido I I
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
CARONA SOLIDARIA: Sistema Cabe +1 - CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES

CURSO: Sistemas de Informação Professor TIDIR: Tadeu Perona
Professores Orientadores: Max Weber

Otacílio Miranda
Sergio Prado
Daiane Lírio
Leandro Felício
Igor Santos
Patrick Aguiar

1. SISTEMA DE INFORMAÇÕES: CARACTERISTICAS E APLICAÇÕES

2. CARONA SOLIDARIA: CARACTERISTICAS E APLICAÇÕES

3. IDENTIFICAÇAO DO PROBLEMA
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN, “ANO????(Isso foi escrito dito por alguém ou pelo o grupo?”), circulam pelas ruas do Brasil mais de 75 milhões de veículos entre caminhões, ônibus, motos e carros. Devido a este alto volume de veículos circulando pelas ruas, a mobilidade urbana tem ganhado destaque em diversas pesquisas (FLORES, 2010; SALVADOR, 2011; MIRANDA 2013).
Estes estudos dialogam ao tocante à qualidade de vida, diminuição de engarrafamentos, transportes urbanos e ocupação do solo e meio ambiente. No tocante ao meio ambiente, estudos tem revelado a constante preocupação com os aumentos de emissão de CO2. De acordo com Filizola (2009) os veículos são responsáveis por 83,2% da emissão de CO2, e são um dos principais ofensores da poluição urbana.
Varias soluções apresentadas por governantes podem demorar a serem colocadas em prática, pois envolvem muitas obras, exigindo grandes investimentos. Como consequente, as pessoas tendem a conviver por muito tempo com congestionamentos, atrasos e diminuição da qualidade de vida.
De acordo com Miranda (2013), “A lentidão é mais frequente em regiões com grande concentração de universidades, pois o crescimento do número de vagas noturnas em cursos superiores se somou ao aumento de veículos”. Diante deste cenário, este trabalho visa colaborar na diminuição do fluxo de veículos nas cidades, através de um sistema de informação que tem como princípio básico, estimular as caronas entre as

Relacionados