Ticarena

784 palavras 4 páginas
1) Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

R: Porque caso não houvesse escassez de recursos não teria razão para pensar em que, quanto, como e para quem produzir já que todas as pessoas do planeta teriam acesso a todos os recursos disponíveis dado que os recursos seriam ilimitados e por isso todos os produtos poderiam ser produzidos em unidades ilimitadas.
Um detalhe importante é que se não há escassez de recursos os produtos não teriam valor monetário algum pois a curva de oferta seria ilimitada e por isso a demanda cruzaria com ela quando o preço fosse zero.
2) O que mostra a curva da fronteira de possibilidade de produção?

R: A curva nos mostra a capacidade máxima de produção de uma sociedade, utilizando o pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Isso deixa claro como a escassez de um determinado recurso impõe um limite na capacidade máxima de produção da sociedade, no qual terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção: O que e quanto produzir; como produzir; pra quem produzir. Veja um exemplo da Curva de possibilidades de produção.

3) Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona representando graficamente.

R: A curva representa todas as possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes numa empresa.
Devido à limitação de recursos, a produção total, de uma empresa, por exemplo, tem um limite máximo, uma produção potencial, que é representada por um ponto sobre a curva.
4) Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

R: Bens de Consumo -> Defini-se bens de consumo tudo aquilo que é produzido com a finalidade de satisfazer as necessidades do indivíduo. Eles podem ser

Relacionados