tica2 bimestre

882 palavras 4 páginas
Ética – 2º Bimestre
A questão da singularidade, vemos nesse texto como a questão da individualidade/singularidade da espaço a um ser humano que segue uma norma que não é só sua e que no dia a dia exercita essas práticas. Podemos ver ainda em como somos alienados por não sermos somente seres individuais e somos seres alienados a essas normas, onde seguimos cotidianamente, mas que essas não são nossas, sim nós nos construímos como ser sociais a partir dessas regras, ficamos assim alienados aos nossos desejos/vontades por seguirmos esses parâmetros “naturais”, devido estarem em nossa vida desde em que nascemos. Nascemos em um padrão de conduta, de regras já impostas. Esse conceito de alienação vem de uma vertente histórica de Marx, ele faz uma análise de uma sociedade enquanto seus modos de produção, vendo de que maneira o homem, em cada período da história, produz sua vida, num sentido social, simbólico e nas relações sociais.
As relações que existem na sociedade capitalista, só são possíveis pelas condições materiais que a sociedade nos coloca. Os papeis são definidos por causa do contexto da analise marxiana. O conceito de alienação vem dessa relação do homem com aquilo que ele produz. Pensando na práxis, que seria aquilo que o homem coloca em ação, não somente num sentido material, mas sim num sentido simbólico. Essa alienação parte de como que nos de um determinado sistema econômico, trabalhamos e produzimos e não somos donos do nossas “confecções”, donos do nosso tempo e sim ficamos distanciados do fruto do nosso trabalho, mesmo assim obedeço e produzo mesmo ficando distante.
Os valores ao serem colocados em pratica, podem vim a colocar os indivíduos sábios de conhecimentos, mas isso não faz com que eles mudem e deixem de ser alienados, por exemplo nas revoluções elas existem em busca de uma igualdade, acabam ganhando uma parte, mas porem quando há esse reconhecimento a população continua sendo subordinado ou seja o homem até nos dias de hoje é “escravo” da

Relacionados