TICA CORRUPTORES

3068 palavras 13 páginas
4. CORRUPÇÃO E A ANTIÉTICA.
Os desdobramentos da operação Lava Jato da Polícia Federal vem diariamente nos surpreendendo com novos escândalos. Além de comprovar as falcatruas envolvidas no financiamento privado de campanhas a diversos partidos e o fraude em licitações entre grandes empresas e o governo, relação que o conceito de “patrimonialismo” já descreveu com precisão, o que ganhou destaque nesta semana foi o valor que um dos suspeitos aceitou devolver a título de “delação premiada”: 100 milhões de dólares. Uma quantia que muitos brasileiros não conseguem nem mesmo imaginar foi desviada por um gerente-executivo da maior empresa estatal brasileira.
Os valores desviados são impressionantes e colocam em cena uma questão pouco debatida, ou melhor, vista como natural no capitalismo financeiro: a ausência de limite para a ganância humana. Segundo Rachel Nigro (2014), deixando em exceção o problema da corrupção pública intrínseca ao atual modelo “pemedebista” de política, onde o Estado é loteado entre partidos coligados para garantir a “base aliada do governo”, a insensatez contida no desvio de quantias estratosféricas que chegam a ser exageradas até mesmo para um “ultra-rico”, como indicam as pesquisas sobre níveis de riqueza no Brasil.
A operação da Polícia Federal além de levantar o véu que insistia em encobrir as relações entre o público e o privado no Brasil, mostrou um caminho de luz sobre os absurdos valores desviados. Para termos uma noção da quantia até agora identificada, a investigação já comprovou o desvio de mais de 10 bilhões de reais e a recuperação de cerca de 750 milhões de reais através dos acordos firmados com os delatores. Mas dados recentes já apontam para um desvio surreal num total de 21 bilhões ou 3% do valor dos investimentos realizados pela empresa nos últimos anos. Fazendo uma comparação com o último escândalo investigado, o famoso “mensalão”, este conseguiu provar o desvio de pouco mais de 50 milhões de reais, ou seja, a singela quantia de

Relacionados

  • A grande sintese
    167248 palavras | 669 páginas