TICA CONCORRENCIAL

1912 palavras 8 páginas
ÉTICA CONCORRENCIAL

“1. um conjunto de normas codificadas ou não sobre como devem se conduzir as pessoas e as instituições nas diversas situações que se apresentam na vida, servindo para distinguir o que é um bom ou um mau comportamento e estabelecendo de algum modo o que seria um comportamento correto ou ideal;
2 - um conjunto de ideias acerca de como deve ser conduzida a vida humana para que seja considerada boa ou feliz;
3. a maneira como as pessoas e instituições comportam-se realmente na prática;
4. a reflexão e o raciocínio que ocorrem quando se tomam decisões ou se resolve agir, segundo o que é correto ou incorreto, no sentido de bom ou mau;
5. os sentimentos das pessoas diante de seus próprios comportamentos ou de outros, como vergonha, remorso, piedade, orgulho;
6. as reflexões sobre a origem das normas, o seu fundamento, a sua justificativa.”
A Ética, por sua vez, é a Ciência que estuda as relações entre o indivíduo e o contexto social no qual ele se insere e, deste modo, procura enunciar e explicar as regras sobre as quais se fundamenta a ação humana.
Enquanto a Moral é constituída exclusivamente dos valores assimilados por uma determinada sociedade, os quais podem ter como fundamento, inclusive, uma tradição religiosa, a Ética vai além ao atribuir a esses valores um caráter normativo, capaz de impor a obediência a eles.

ÉTICA
Ética e Concorrência
Somente a partir da compreensão de tais conceitos de forma clara, será possível falarmos a respeito deles e entender de que modo a ética deve ser praticada nas relações concorrenciais.
A Ética pode ser amplamente entendida como sendo a explicitação teórica do fundamento último do agir humano na busca do bem comum e da realização individual.
Já a Concorrência pode ser entendida, de maneira geral, como a disputa entre produtores de um mesmo bem ou serviço com vistas a angariar a maior parcela do mercado possível.
ÉTICA NA FILOSOFIA –
CORRENTES DE PENSAMENTO
Muitos pensadores, durante toda a história da

Relacionados