TIBIC SOFIA 3

997 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO ECONÔMICAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

SOFIA LUZ

TÍTULO

FLORIANÓPOLIS
2015
SOFIA LUZ

TÍTULO

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Administração como requisito para a obtenção do grau de bacharel em Administração.

FLORIANÓPOLIS
2015
1 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

De Getúlio Vargas1 (1930) até os dias de hoje são 85 anos de tentativas/erros em matéria de administração pública no Brasil. Nosso arcabouço teórico começou a ser construído somente na década de 1940, com a criação dos primeiros cursos de Administração no Brasil. Nossos governantes ainda estão aprendendo a governar e nós, cidadãos, ainda estamos aprendendo a exercer nossa cidadania.

Apesar de pouco tempo de experiência em gestão pública, podemos revisitar os últimos 85 anos e pensar criticamente sobre nossos problemas atuais e possíveis cenários futuros: quais são as alternativas de gestão pública e gestão social para nossa realidade hoje, em meio a uma crise econômica que pode colocar em risco uma série de ganhos sociais conquistados? Como criar uma agenda para a reforma administrativa em meio à crise? E como envolver a sociedade nessas decisões fundamentais para nosso futuro?

Na década de 1930, tivemos a primeira tentativa de criação de um modelo de administração pública (ABRUCIO, 2010). Vargas tentou implantar um modelo weberiano no lugar do patrimonialismo vigente à época. O resultado foi um híbrido administrativo onde conviveram as duas estruturadas (TENORIO & SARAVIA, 2006)

Parece que esse cenário híbrido é nossa principal característica até hoje. Conseguimos criar mecanismos modernos de gestão e controle e, ao mesmo tempo, manter o coronelismo em alguns setores públicos. Conseguimos eficiência e eficácia em algumas esferas da administração pública indireta, mas temos uma máquina pública ineficiente e inchada na administração direta. O governo Lula2

Relacionados