tiaonADOÇS

589 palavras 3 páginas
UMBUZEIRO

Ocorrencia: Árvore de pequeno porte (mede até seis metros de altura) de copa larga (até quinze metros de largura) originária dos chapadões semi-áridos do Nordeste brasileiro, que se destaca por sombra e aconchego.
Sustentabilidade: Suas folhas, de grande valor alimentício, com gosto "azedinho", também são usadas como alimento pelos seres humanos. O fruto do umbuzeiro é denominado umbu.
Fruto: Muito apreciado e consumido, tanto pelo homem como pela fauna, o umbu possui um caroço revestido por uma suculenta polpa e, na superfície, por uma película esverdeada, tendendo, à medida que amadurece, para a cor amarela. O umbu tem, em média, de três a quatro centímetros de diâmetro.

Jabuticabeira

Ocorrencia: Uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica, que demora vinte anos para frutificar.
Sustentabilidade: A jabuticaba é utilizada para vários fins, tanto culinários como medicinais. Entre estes, é mencionada a decocção da casca, como remédio para a asma
Fruto: Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, são consumidos principalmente in natura, ou na forma de geleia, suco, licor, aguardente, vinho e vinagre.

Graviola

Ocorrencia: A graviola é uma planta originária das Antilhas, onde se encontra em estado silvestre. No Brasil, tornou-se subespontânea na Amazônia. Prefere climas úmidos e baixa altitude.
Sustentabilidade: Estão a realizar-se estudos para saber se a graviola cura ou não o câncer
Fruto: Os frutos têm forma ovalada, casca verde-pálida, são grandes, chegando a pesar entre 750 gramas a 8 quilogramas e dando o ano todo. Contém muitas espinhas, vermelhas, envolvidas por uma polpa branca, de sabor agridoce, muito delicado e considerado por muitos que o comeram semelhante ao fruto Abob

Ocorrencia: A acerola também conhecida popularmente como cereja-das-antilhas ou cereja-de-barbados, tem origem nas Antilhas, América Central e

Relacionados