TIAF 4 Semestre TRABALHO

9323 palavras 38 páginas
Tecnologia da Informação Verde

Conceito
TI Verde ou Green IT,ou ainda, Tecnologia da info Verde é uma tendência mundial voltada para o impacto dos recursos tecnológicos no meio ambiente. A preocupação dessa tendência está desde a utilização mais eficiente de energia, recursos e insumos na produção de tecnologia, assim como uso de matéria prima e substâncias menos tóxicas na fabricação, abrange recursos tecnológicos que consumam menos energia, que não agridam o meio ambiente na sua utilização operação e por fim não proporcione ou minimize impactos no seu descarte, permitindo reciclagem e reutilização:

Preocupação
Na primeira década do novo milênio aumentou a preocupação pelos resíduos eletrônicos, uma vez que no final no século passado houve um avanço muito grande no consumo, sendo que somente no início dos anos 2000 aconteceram os primeiros descartes em grande quantidade de produtos eletrônicos. Essa preocupação com o impacto dos recursos tecnológicos no meio ambiente tornou-se tendência no século XXI, chamada de TI Verde ou Green IT, ou Tecnologia da Informação Verde. A TI Verde engloba, entre outros, o cumprimento da legislação ambiental, diagnósticos dos aspectos e impactos ambientais de atividades relacionadas à área da Tecnologia da Informação, seguindo e desenvolvendo procedimentos e planos de ação com objetivos de eliminação ou diminuição da agressão ambiental.

Consumo de energia
Com as empresas e pessoas utilizando cada vez mais a Tecnologia da Informação, há uma necessidade crescente de infraestrutura computacional no mundo. Para criar e manter dados e fluxo de informações computacionais são necessário grande quantidade de servidores (computadores de grande porte) e parques tecnológicos para seu funcionamento, conhecidos comodatacenters. Essa infraestrutura computacional atualmente necessária implica um aumento no consumo de energia.
Para a situação citada acima existem algumas ações que contribuem para a redução de energia, como: racionalização e

Relacionados

  • Direito tributário
    14140 palavras | 57 páginas
  • DIREITO TRIBUTARIO
    54012 palavras | 217 páginas
  • trabalho
    169174 palavras | 677 páginas
  • Lei tributária estado de mg
    169639 palavras | 679 páginas