Ti x contabilifdade

313 palavras 2 páginas
Universidade, ensino superior, pesquisa, serviços de extensão
Este tema é muito importante pois requer uma atenção especial visando as mundanças e competições entre as pessoas e organizações no mundo global, o autor do texto quis levar o assunto perto de onde ela se origana mais que não é bem tratada entre os usuario do beneficio que é identificar a importancia do conhecimento na universidade.
O texto faz uma abordagem sobre o ensino superior brasileiro –algumas perspectiva neste fim de seculo.tomando como ponto de partida a razão teorica e razão pratica da diferença entre universidade e ensino superior, apontando algumas caracteristicas; universidade de campo, o interesse de algumas areas,o desenvolvimento de atividades de pos-graduação e extensão de serviços á comunidade. Citou três modelos (ou dimensões) que foram se constituindo ao longo da historia da universidade moderna relacionadas com as caracteristicas a seber: universidade como uma especie de agente prestador de serviços; universidade como um lugar de pesquisa e; universidade como um lugar priveligiado de preparação para o exercicio da profissões.onde procurou aprofundar mais neste terceira dimensão da universidade que destacou um fato marcante que e as areas de ensino estreitamente prafissional que tendem a crescer, a se diferenciar numa grande universidade (medicos, engenheiros e advogados etc). aluguns analista da moderna universidade como Robert Paul Wolff que advertiu que certos seguimentos de professores tendem a manter relaçoes mais intensas e exigentes com o “mercado” e determinadas instituições socias ( hospitais e empresas),Clark Kerr ( ex- reitor da universidade da california no inicio dos anos 60),que propos esse termo multiversidade a existencia da universidade fora de seus muros.
Para terminar vale apena salientar alguns autores Para detalhadas e renovadas revisões da literatura e dos temas em discussão nessa área, ver Vanilda Paiva, 1985; Paiva 1995. Ver ainda, sob outro

Relacionados