thomby

2573 palavras 11 páginas
Introdução
“Dificuldades de Aprendizagem” (DA) designa uma problemática educativa que, não sendo recente, é tão complexa que foi reunindo poucos consensos. Complexa porque compreende uma heterogeneidade de sintomas e transtornos e, consequentemente, abrange uma população heterogénea de indivíduos, com características específicas não só ao nível da aprendizagem, como no comportamento, na forma de lidar com áreas particulares de conhecimento e de competência. Traduz-se em perturbações cognitivas, processuais e sócio-emocionais, nada condizentes com o potencial intelectual, geralmente na média, ou acima desta, distinguindo-se do tipo de problemas de aprendizagem, generalizados, de um aluno com deficiência mental, em que os problemas de aprendizagem e realização escolar são consentâneos com as limitações do seu potencial intelectual.

Sistemas de Linguagem
Existem 3 modelos intervenientes nestes sistemas de linguagem, sendo estes: o modelo de Myklebust, o de Heaton&Winterson e o de in Fonseca.
Em síntese, estes modelos propõem a existência de quatro níveis da linguagem:
1. Linguagem interior;
2. Linguagem auditiva ou falada, que envolve um nível receptivo (compreeensão) e um nível expressivo (fala);
3. Linguagem visual ou escrita; que envolve igualmente um nível receptivo (leitura) e um nível expressivo (escrita);
4. Linguagem quantitativa

No entanto, como refere o mesmo autor , apesar de a linguagem se edificar a partir da acção e da motricidade, posteriormente ela liberta-se desse contexto de acção, isto é, de início a linguagem começa por emergir da acção, mas mais tarde é ela que passa a antecipar, a regular e a estruturar a acção de um modo sistemático.

Linguagem Interior
O desenvolvimento da linguagem é o facto de o significado das palavras ser adquirido antes de estas serem utilizadas como tal, enfatiza este traço quando afirma que uma palavra sem significado não é uma palavra.
Assim, para que uma palavra tenha significado, é necessário que ela represente uma

Relacionados