thomas hobes e john lock

519 palavras 3 páginas
Diferenças e semelhanças entre Thomas Hobbes e John Lock

Thomas Hobbes bem como John Locke tinham a mesma visão compreensiva da ciência e ambos tentaram liberar o pensamento politico, esse pensamento politico que permanece com importância ate à a actualidade. Porem divergiam na maioria dos aspectos, enquanto Hobbes defendia a soberania absoluta e o estado levithan, John Locke defendia limitado e liberal, outro ponto onde os dois pensadores discordavam era na natureza do ser humano, onde Hobbes achava que era pessimista contrariamente a Locke que a via sendo optimista. Hobbes acreditava também, ao contrario de Locke, que através da aplicação do método matemático ( método axiomático) se devia estudar o ser humano.

Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau (contratualistas clássicos ou jusnaturalistas) partem da noção de direito natural e do contrato como forma de regulação das relações entre governantes e governados. Para Norberto Bobbio (2003) o estudo destes autores é de extrema relevância para apreendermos como se dá a passagem de um Estado Feudal à monarquia absolutista, ou o gradual formação do aparato administrativo, através do qual pode-se reconstruir o processo de formação do Estado Moderno e contemporâneo. Eles inovaram ao analisar o Estado em si mesmo, em suas estruturas, funções, elementos constitutivos, órgãos etc. Hobbes foi identificado com o Estado absoluto, Locke com a monarquia parlamentar e Rousseau com a democracia.

Na passagem de uma sociedade feudal para ordem capitalista a liberdade individual é percebida como um direito natural do individuo. O que há de singular no pensamento de Hobbes, Locke e Rousseau é a idéia de que o Estado (baseado no contrato) é antitético ao “estado de natureza constituída por indivíduos hipoteticamente livres e iguais” (idem, p.45). Porém, a forma como se dá esta passagem do estado de natureza para o Estado Civil, assim como as motivações que levam os indivíduos a se

Relacionados

  • Ciência política e direito constitucional
    12033 palavras | 49 páginas