Thomas Hobbes - O Leviatã -Fichamento

Páginas: 4 (992 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2013
 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
CINTHIA MIRLA SOARES ROCHA










FICHAMENTO DE LEITURA: O LEVIATÃ(THOMAS HOBBES)








Macapá 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁCINTHIA MIRLA SOARES ROCHA









Trabalho apresentado à disciplina de Política 1 do curso de Relações Internacionais sob orientação da professora Ana CristinaMacapá 2013

Os homens são naturalmente iguais. Não cabe qualidade física em um que não seja igualmente compensada em outro. Sendo todossubmetidos a uma mesma capacidade equivalente frente a um objetivo qualquer.
A natureza fez os homens tão iguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes se encontre umhomem manifestamente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo assim, quando se considera tudo isso em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientementeconsiderável.
(Leviatã, cap. XIII, P. 74.)
A ciência, as artes da fala e a prudência são colocadas como não sendo natas da natureza.Os indivíduos são tão iguais a ponto de, simultaneamente, não se verem como correspondentes.
Quase todos os homens supõem possuir em maior grau do que vulgo [...] geralmente não há sinalmais claro de uma distribuição equitativa de alguma coisa do que o fato de todos estarem contentes com a parte que lhes coube.
(Leviatã, cap. XIII, P. 74.)
As ações de cada indivíduo sãotidas como algo desconhecido para o outro, por isso, a antecipação de um sobre o outro é sempre uma vantagem, já que não há como prever qualquer coisa.
E contra essa desconfiança de uns em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FICHAMENTO FONTE: HOBBES, Thomas. Leviatã
  • fichamento livro Leviatã, Thomas Hobbes
  • Thomas hobbes
  • Thomas Hobbes
  • Leviatã Thomas Hobbes
  • LEVIATA DE THOMAS HOBBES
  • Resumo leviatã
  • Leviatã

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!