Thomas Hobbes e John Locke

Páginas: 2 (479 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2013
Thomas Hobbes (1588-1679) foi um filósofo que se preocupou com a política. Na obra Leviatã ele formula sua teoria política e inaugura a discussão em torno do princípio de contrato social (convençãoimaginada por certos filósofos e que constituí, segundo eles, o fundamento ideal da organização para a vida social ou uma sociedade política).
Assim como outros filósofos contratualistas da IdadeModerna o mérito de Hobbes foi demonstrar como seria possível e viável um governo autônomo que partisse da vontade e da iniciativa do próprio povo e que, em troca, deveria governar para o povo.
O estadode natureza é qualquer situação em que não há um governo que estabeleça a ordem. O fato de todos os seres humanos serem iguais no seu egoísmo faz com que a ação de um seja limitada pela força dooutro. “O homem é o lobo do homem”. Para que todos não acabem se matando e tenham segurança é, necessário um estado, uma instituição de poder comum. Aqui o “direito natural” é o direito de cada um usarseu poder para se auto preservar e satisfazer seus desejos. O “estado de natureza” é sempre um estado de guerra mesmo que não haja batalha, ela está latente, podendo ocorrer a qualquer momento e semcausa aparente. Preocupados em se defender ou atacar, todos os seres humanos se tornam incapazes de gerar riquezas. De acordo com Hobbes, “a origem das sociedades amplas e duradouras não foi a boavontade de um para com os outros, mas o medo recíproco”.
John Locke (1632-1704) foi um filósofo empirista. Isto significa que para ele, não existem ideias inatas, mas o conhecimento é obtido por meio daexperiência sensível, ao longo da vida (“somos tabulas rasas”). Locke não admitia de forma alguma de poder político que seja considerada inata, isto é, que antecede à experiência de vida desenvolvidaentre os homens, ao longo do tempo. A filosofia política de Locke também é racional, concreta e objetiva.
Assim como Hobbes, Locke também é contratualista, mas para ele é nesse estado que os seres...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Thomas Hobbes e John Locke
  • THOMAS HOBBES, JOHN LOCKE E ROUSSEAU
  • Thomas hobbes e john locke contratualistas
  • THOMAS HOBBES X JOHN LOCKE
  • Thomas hobbes e john locke: comparação
  • Biografia de thomas hobbes e john locke
  • John Locke Thomas Hobbes Jusnaturalismo
  • Análise comparativa entre Thomas Hobbes e John Locke

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!