Thiagop

1215 palavras 5 páginas
Mancais de rolamento
Quando necessitar de mancal com maior velocidade e menos atrito, o Mancal de rolamento é o mais adequado.
Os rolamentos são classificados em função dos seus elementos rolantes.
-Mancais de Rolamento: São mais caros, entretanto são mais eficientes, pois a extremidade do eixo é montada num rolamento que são montados no interior do mancal, nestas condições o atrito e o desgaste são muito menores e é recomendado onde haja a necessidade de mais precisão no giro e onde haja rotações maiores.
Os mancais de rolamentos apresentam as seguintes vantagens: · Menor atrito e aquecimento
.· Pouca lubrificação.
· Condições de intercâmbio internacional.
· Não desgasta o eixo.
· Evita grande folga no decorrer do uso.

Mas os mancais de rolamentos têm algumas desvantagens:
· Muita sensibilidade a choques.
· Maior custo de fabricação.
· Pouca tolerância para carcaça e alojamento do eixo.·
Ocupam maior espaço radial
Tipos e Classificação.
Os mancais de rolamento, ou simplesmente rolamentos, são em geral, constituídos por anéis, corpos rolantes e gaiola; e principalmente, em função da direção de carga que irá apoiar são divididos em rolamentos radiais e rolamentos axiais.
Ainda em função do tipo de corpo rolante é possível separar em rolamentos de esferas e rolamentos de rolos; podem também ser classificados em função da configuração e aplicação específica destes.
Tipo e Característica.
Os rolamentos quando comparados aos mancais de deslizamento (buchas, por exemplo) apresentam as seguintes vantagens: • O atrito de partida e a diferença com o atrito dinâmico são pequenos. • Com a avançada padronização internacional são intercambiáveis e possibilitam a utilização pela substituição simples • Possibilitam a simplificação da configuração dos conjugados, facilitando a manutenção e a inspeção. • Em geral, podem apoiar simultaneamente radial e a carga axial • A utilização em altas e baixas temperaturas é relativamente facilitada •

Relacionados