thftghdfhf

2079 palavras 9 páginas
A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A Revolução Industrial foi um conjunto de profundas transformações sócioeconômicas ocorridas na Europa a partir de 1750, onde se observa a saída relativa do sistema feudal e agrário para um sistema capitalista.

Trata-se da consolidação de um novo período histórico, com o surgimento do capitalismo industrial. Este modo de produção capitalista, definido através das forças produtivas e das relações sociais de produção, baseou-se em bens de consumo (sendo pioneira, a indústria têxtil), obrigando a melhoria nos meios de comunicação (como transportes terrestres e marítimos), o desenvolvimento da metalurgia, do motor a vapor e do carvão como energia.

O primeiro período ocorreu na Inglaterra em torno de 1750 até 1860.

Isolada do continente, ficou livre dos conflitos europeus que ocorriam na época.

Com a descoberta de novas matérias-primas provenientes das colônias americanas, africanas e asiáticas, gerou um acúmulo de capital, através do mercantilismo.

Este mecanismo de trocas e de novas mercadorias criou um mercado desconhecido no comércio, colaborou para o desenvolvimento da indústria náutica com o surgimento do barco a vapor, das cartas de navegação; acumulando cada vez mais lucros e riquezas para esta nova burguesia, ora em ascensão, a burguesia comercial e mercantilista.

A rede fluvial inglesa teve um papel importante. Navegável, facilitou o escoamento da produção não só industrial, como também agrícola. A farta mão-de-obra era proveniente dos artesãos e dos camponeses. Os salários eram baixos, as condições de trabalho subumanas e o trabalhador, explorado, claro, pelos donos do capital (maquinários). Não existiam leis que amparassem os operários fabris.

Revolução Industrial da Europa

A Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra, integra o conjunto das " e econômica, que vinha se processando na Europa desde a Baixa Idade Média. A revolução industrial de fato se iniciou na Europa.A Europa não tem

Relacionados