thfgvh

334 palavras 2 páginas
Gráfico da Função Afim (Linear)

Este é um gráfico que representa uma função afim linear. Nesta função a reta formada pelos pontos passa pela origem e está presente no 1º e 3º quadrantes, tal como observamos no gráfico acima demonstrado. Assim, na função linear quando a constante é positiva, a função é crescente. Para obtermos a constante, que neste gráfico está representado por a, é necessário dividir o x pelo y, assim percebemos que: . Analisando esta informação podemos também compreender que a expressão analítica da função linear representa-se da seguinte forma: .

Gráfico da Função de Proporcionalidade Inversa

Este é um gráfico que representa uma função de proporcionalidade inversa. Esta função representa-se através de uma hipérbole e está presente no 1º e 3º quadrantes, tal como observamos no gráfico acima demonstrado. Assim, na função de proporcionalidade inversa, quando a constante é positiva, a função é decrescente. Para obtermos a constante, que neste gráfico está representado por a, é necessário multiplicar o x pelo y, assim percebemos que: . Analisando esta informação podemos também compreender que a expressão analítica da função proporcionalidade inversa representa-se da seguinte forma: .

Gráfico da Função Quadrática

Este é um gráfico que representa uma função quadrática. Esta função representa-se através de uma parábola e está presente no 1º e 2º quadrantes, tal como observamos no gráfico acima demonstrado. Assim, na função quadrática, quando o declive é positivo, a concavidade da parábola está voltada para cima e quando este é negativo a concavidade da parábola está voltada para baixo. O eixo de simetria desta função é . Para obtermos o declive, que neste gráfico está representado por a, é necessário, assim percebemos que: . Analisando esta informação podemos também compreender que a expressão analítica da função quadrática representa-se da seguinte forma: .

Relacionados