THEY SAY

Páginas: 13 (3215 palavras) Publicado: 9 de julho de 2014
A Eugenia (Francis Galton – 1883) é o pano de fundo da trama, o filme em si retrata uma teoria social.

A sociedade em um futuro próximo divide sua população entre seres humanos “inválidos”, nascidos de relações biológicas e seres humanos perfeitos, frutos de uma seleção genética in-vitro que visa suprimir todas as possíveis características negativas do perfil genético humano, e apenas estes“cidadãos” tem acesso as melhores posições em organizações privadas e estatais, e serviços de qualidade, ficando o grupo de “inválidos” relegados às funções mais básicas e menos “nobres” e segregados da elite da sociedade retratada.

A estória mostra pessoas desumanizadas e doutrinadas por teorias de superioridade, e que acreditam que apenas os selecionados geneticamente tem possibilidade deascensão social, criam artificialmente seus seres superiores e induzem os “inválidos” a acreditar que não podem. Mostrando assim uma das facetas mais conhecidas da humanidade, a soberba, traços comuns em muitas pessoas que crêem na superioridade do intelecto.

Vincent Freeman, nascido de uma relação biológica e com imperfeições para os padrões da sociedade ao qual pertence (Miopia, arritmia cardíaca),busca desde sua adolescência por um sonho adquirido ainda na infância, viajar para fora do planeta terra, e desde a infância já mostra a determinação que irá fazer na adolescência com que ele siga o seu sonho. Com uma chance em cem de ter uma vida longa, ele decide passar por uma transformação radical, que levará alguns anos para ser consumada, esta transformação pode ser vista de uma forma maiscrítica, como a transformação da “lagarta que se fecha no casulo e renasce como uma borboleta”, mas para isso ele traça metas, e a cada meta atingida ele chega mais perto do seu sonho, e assume literalmente a vida de Jerome Eugene Morrow, um “perfeito” que ficou paralítico em uma de suas aventuras fora do país, mas que não tem os mesmo sonhos de Vincent... A partir deste momento, Vincent, agoraJerome, tem o caminho aberto para a realização do seu sonho.

O momento da superação ocorre na parte final do filme, quando ele e seu irmão Anton fazem uma disputa a nado, que já havia sido vencida por Vincent na adolescência, mas que não foi bem aceito pelo irmão “perfeito” Anton, e Vincent então faz uma confissão: “Eu consegui, porque não guardei energias para a volta”. Mostrando com isso o quantoele é determinado... O pano de fundo o Eugenismo, é superado pela vontade, pela determinação.

E o reconhecimento desta superação vem no final do filme com a frase dita pelo Dr. Lamar para “Jerome Morrow”: “Vai perder seu vôo Vincent”.

De modo geral podemos ver este filme como critica a uma sociedade que já vem sendo pensada há alguns anos... Hoje através das pesquisas do genoma humano jápodemos decidir quem nasce ou morre, segundo análises médicas do perfil genético do embrião, onde pode-se até determinar cor dos olhos, tipo e cor do cabelo, pré disposições a doenças. Não apenas isso! Já vemos empresas que usam como critério para o “desempate” em seus processos seletivos o biótipo do candidato, não bastando mais apenas a capacidade intelectual e profissional do indivíduo.

“TRACEMETAS, PLANEJE E EXECUTE, ATINJA SEUS OBJETIVOS” Isto está implícito em segundo plano no filme.

“Às vezes em nossa jornada, tomamos rumos diferentes, caminhamos por estradas que nos levam por caminhos diferentes daqueles que planejamos percorrer um dia, mas quando é necessário, elas convergem e se cruzam, seja para o aprendizado, ou para reparos, ou mesmo para ambos...”.
(Sebastião AugustoAlexandre)
A Eugenia (Francis Galton – 1883) é o pano de fundo da trama, o filme em si retrata uma teoria social.

A sociedade em um futuro próximo divide sua população entre seres humanos “inválidos”, nascidos de relações biológicas e seres humanos perfeitos, frutos de uma seleção genética in-vitro que visa suprimir todas as possíveis características negativas do perfil genético humano, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • They
  • resumo say
  • Teoria de Say
  • Lei de say
  • Ley de Say
  • Ley de Say
  • Jane says
  • LEY DE SAY

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!