Thermae Romae

5856 palavras 24 páginas
01- Que camadas sociais frequentavam as termas romanas? Elas eram locais destinados exclusivamente aos banhos? Justifique. Em Roma havia as termas, locais com várias piscinas, com diferentes temperaturas (escravos aqueciam a água nas temperaturas desejadas). Todos os cidadãos romanos podiam (e deviam) tomar banho, frequentemente, nas termas, havendo áreas para homens e outras para mulheres (às vezes havia horários diferenciados para cada sexo). Nesse sentido, os romanos gostavam de se diferenciar dos bárbaros em razão de serem limpos e não cheirarem tão mal como os outros povos. Além disso, pagavam-se pequenas taxas para se frequentar tais estabelecimentos. Havia não apenas a higiene, mas também esportes, locais de reunião, tratamentos de saúde e fins culturais.

A função do banho em Roma estava ligado à interação, em um local fora de casa, enquanto hoje é uma prática bem mais privada e relacionada, essencialmente, à higiene.

Banhos Públicos em Roma

(Fonte: http://www.infopedia.pt/$banhos-publicos-em-roma

Os banhos exerceram entre os romanos um papel muito importante, para além da finalidade higiénica. Eles constituíram verdadeiros espaços sociais e lúdicos. Os primeiros conhecidos foram os Banhos de Agripa (c. 20 d. C.).
Foi nesta época que se vulgarizaram as termas romanas. Estas eram a "praça" por excelência da cidade romana, ponto de encontro dos cidadãos, onde estes discutiam as suas ideias, a vida política e intelectual da sociedade romana. Embora não tenham sido uma invenção dos romanos, pois as termas já existiam em civilizações mais antigas, foi com este povo que elas mais se desenvolveram. As mais conhecidas e melhor preservadas são as de Caracala, em Roma, e as de Diocleciano, também nesta cidade, e através das ruínas das primeiras podemos ter uma ideia da complexa planta que tinha esta estrutura.
O edifício dos banhos formava um retângulo disposto livremente, dentro do qual havia uma área fechada, com a qual o

Relacionados