The Pillowman - Ficha de leitura

2195 palavras 9 páginas
Licenciatura em Teatro
2014/2015

Ficha de Leitura

Docente:

Aluno/a:

Obra: The Pillowman

Autor: Martin McDonagh

Ano da publicação
- 2003 (País de Origem – Reino Unido)
- 2006 (Portugal - Lisboa)
Editora
MM colecção
Apresentações públicas/Leituras Encenadas
Esta peça foi apresentada pela primeira vez em NewCastle, Londres, em 2003, no Teatro Cottesloe e foi encenada por John Crowley. Também contou com o trabalho de Paul Arditti na parte de desenho de som, música de Paddy Curreen e luz de Hugh Vanstone. No que se refere ao elenco, dele fizeram parte: Jim Broadbrent, Adam Godley, Nigel Lindsey, James Daley, Jennifer Higham, Victoria Pembroke e Mike Sherman.
Em 2006, The Pillowman – O Homem Almofada foi apresentada pela primeira vez em Portugal, no Teatro Maria de Matos, em Lisboa. Nesta produção a encenação e tradução foram feitas por Tiago Guedes, a cenografia por Jerónimo Rocha, Joana Faria e Nico Guedes, os figurinos por Carolina Espírito Santo, a música por Hugo Leitão e o desenho de luz por José Álvaro Correia. O elenco contou com a participação de Albano Jerónimo, Gonçalo Waddington, João Pedro Vaz e Marco D’Almeida.
Três anos mais tarde, no Rio de Janeiro (Brasil), a companhia Cia Teatro do Esplendor, apresenta no Teatro Leblon: O Homem Almofada. Com a tradução de Ricardo Ventura, encenação de Bruce Gomlevsky, cenografia de Marcos Flacksman, desenho de luz de Luiz Paulo Nenen e figurinos Rita Murtinho, a peça sobe ao palco do teatro com a interpretação de Tonico Pereira, Bruce Gomlevsky, Ricardo Blat, Miguel Thuré, Ricardo Ventura, Glauce Guima e Gabriel Abreu.
Em 2013, mais uma vez no Brasil, O Homem Almofada é apresentado ao público, pela companhia Teatro Curitiba, mas desta vez no Teatro Guaíra, em Guairinha. Nesta produção estiveram presentes Bruno e Guida e Dagoberto Feliz (encenação), Ulisses Cohn (cenografia), Daniel Infantini (figurinos), Aline Santini (desenho de luz). Na interpretação encontra-se presente Bruno

Relacionados