Thayne Czlusniak Raz O E Sensibilidade

848 palavras 4 páginas
Thayne Czlusniak
Publicidade e Propaganda 3° Período B
CARRASCOZA, João Anzanello.
Razão e sensibilidade no texto publicitário.

Razão e sensibilidade no texto publicitário, livro produzido pelo escritor e professor João Anzanello Carrascoza é divido em três partes, onde reúne as linhas de força, o modelo apolíneo e por fim o modelo dionisíaco. Tudo inicia com uma breve apresentação sobre textos publicitários, explica que “o texto publicitário constitui o tecido que reveste a alma da marca” e que por isso devemos fazê-la de forma que fique especial e fino. Podemos encontrar também vários formatos de textos publicitários, que podem variar suas formas, seu publico alvo, sua linguagem, sua disposição ou até mesmo sua formalidade. Após o esclarecimento sobre o texto publicitário, o livro começa a explicar uma das grandes formas que o discurso publicitário assume que seria o modelo apolíneo, que tem mera semelhança com o gênero de discurso deliberativo na classificação de Aristóteles. Dentro da publicidade temos a tarefa de fazer com que o publico julgue favoravelmente um produto/serviço ou marca para que assim seja feita sua compra.
Podemos observar que em termos de gênero discursivo o modelo de anúncio apolíneo são de maioria dissertativos com algum espaço para descrição já que no anuncio se faz necessário apontar propriedades e aspectos do produto.
A obra apresenta também o esquema aristotélico, o qual diz que um discurso logico-formal coerente deve ter quatro etapas básicas e explica cada uma dessas que seriam exórdio, narração, provas e peroração. Também lembra que o texto da propaganda apolíneo precisa da unidade, da circularidade, da escolha lexical, mensagem fria, figuras de linguagem, funções conotativa e fática ( que podem ser referencial, emotiva, conotativa ou imperativa, fática, metalinguística, estética ou poética), os estereótipos, o apelo à autoridade, as informações e repetições, a presentificação, as alusões, os lugares de quantidade e qualidade,

Relacionados