THAU URBANISMO ONLINE

288 palavras 2 páginas
Exercício 1:
“Velhos e novos princípios de urbanismo no Brasil

Quando olhamos as cidades brasileiras, podemos nos perguntar: quais foram os princípios de urbanismo que nortearam o processo de urbanização? Conhecendo e estudando o urbanismo no Brasil, constatamos que planos e leis foram aprovados e realizados, mas quase sempre em confronto com os ditames do mercado, fenômeno que produziu um espaço urbano que parece não obedecer a regras claras. Além disso, verificamos que a legislação excluiu a maioria da população, que vive em péssimas condições habitacionais, fora do alcance das regulamentações urbanísticas e edilícias. Nossas cidades não previram a localização dos mais pobres, que informalmente ocuparam áreas de risco, de proteção ambiental, de preços fundiários depreciados, com a anuência velada das autoridades governamentais.” SOMEKH, Nadia. “Apresentação”, in ASCHER, François. “Os novos princípios do urbanismo”. São Paulo: Romano Guerra, 2010. Pág. 11.

Que tipo espaço urbano foi produzido com os princípios de urbanização que direcionaram o nosso processo de urbanização? I. Um espaço urbano que aparentemente não tem regras muito definidas.

II. Um espaço urbano em que a localização das pessoas mais pobres não era incluída no planejamento.
III. Um espaço urbano que possui regulamentações apenas para uma parte da cidade.

IV. Um espaço urbano em que as leis que o organizam foram feitas de acordo com as necessidades do mercado.
São corretas as afirmativas
A - I e II.
B - I, II e III.
C - II, III e IV.
D - I, III e IV.
E - II e IV.

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
B - Os planos de leis do Brasil, foram aprovados e realizados, mas quase sempre em confronto com os ditames do mercado, o que produziu um espaço urbano que não obedece as regras claras.

Relacionados

  • A Lei da Assistência Técnica Gratúita
    15403 palavras | 62 páginas
  • Planejamento Estratégico
    16533 palavras | 67 páginas
  • Dar Nome Aos Documentos
    93389 palavras | 374 páginas