THATTI RESUMO

297 palavras 2 páginas
Resumo
Vida e morte de um projeto editorial: um estudo da representação do masculino na Revista Alfa é uma pesquisa que se propõe analisar a Revista Alfa como produto midiático a partir da sua estrutura enquanto mídia impressa; identificar e verificar a representação de masculino por meio de características peculiares da sociedade contemporânea expostas na Revista; analisar o estilo de vida proposto pela Revista e apropriação do mesmo pelo público leitor.
Alfa é um título da editora Abril voltado para o público masculino que foi lançado em um momento em que a instantaneidade de obter informações pela internet estava no princípio de sua ascensão.
Existem muitos estudos sobre o gênero feminino devido à emancipação da mulher, mas há poucas pesquisas voltadas para o gênero masculino. Se a mulher mudou, o homem também mudou. A criação de um produto midiático que represente o ideal masculino contemporâneo abriu precedentes para a realização deste trabalho.
A pesquisa é qualitativa, de caráter interdisciplinar e terá como base a pesquisa descritiva e a pesquisa bibliográfica, uma vez que o objeto de estudo foi descrito, analisado e interpretado a partir das teorias de autores utilizados na pesquisa bibliográfica. Utilizamos a teoria de Martín-Barbero sobre as mediações para analisar a Revista em seus aspectos mercadológicos, culturais e sociais.
Alfa cumpriu bem o seu papel enquanto revista de estilo de vida, abarcou temas como moda, saúde, beleza e comportamento que são a “fórmula” do sucesso deste tipo de publicação. Foi pensada e desenvolvida com o objetivo de atingir um público leitor que se identifique com as representações de masculinidade expostas na Revista. Verificou-se também que isto está mais relacionado com a formação de novos mercados consumidores do que com a divisão de gêneros.

Palavras-chave: Mídia Impressa; Masculinidade; Mediações; Representações; Estilo de vida

Relacionados