ThataMAE

377 palavras 2 páginas
1-A reação pozolânica é a desencadeação sílica e a alumina vulnerável ao hidróxido de cálcio, devido à fraqueza e instabilidade de suas ligações estruturais no material original, como é o caso do vidro vulcânico ou das argilas calcinadas. Areação pozolânica é o refinamento do tamanho dos poros e o refinamento do tamanho do grão.
A reação ocorre dessa maneira diante do cimento portland C2
S + H  C-S-H + CH (o que ocorre rápido). Já no cimento portland pozolanico a reação é mais lenta, tendo sua equação Pozolana + CH + H CSH.

2-

3-Os cimentos API são divididos em quatro classes que são as seguintes:
Classes A-C: Tem baixo teor de C3A, sem qualquer retardador. A classe C è resistente a sulfatos, nos poços de petróleo com profundidade de ate 1830m, tem a temperatura de 27-77 Graus Celsius.
Classe F: Também possui baixo teor de C3A, com retardador. Nós poços tem a profundidade 3048 até 4877 m com a temperatura de 110-160 Graus Celsius.
Classes G, H: São CPs dos tipos ASTM II e V moidos grosseiramente sem retardador.
Para temperaturas de pocos de 27 a 93 graus celsius
Classe J: Essencialmente C2S e areia silicosa pulverizada, nós poços a profundidade é abaixo 6100m, com sua temperatura de 177 graus Celsius.

4- O cimentos expansivos Expandem-se durante o período de hidratação inicial apos a pega.As grandes expansões podem causar fissuras, mas se adequadamente restringida ao tamanho ideal,além de que pode causar uma pretensão química propensa a compensar trações da retração por secagem em lajes.
Temos três tipos de cimentos expansivos, os cimentos expansivos Tipo S, e o cimento tipo M e o cimento tipo O. Além de que os principais uso são na producao de concreto resistente a fissuração,producao de elementos de concreto quimicamente protendidos, e na demolicoes sem explosivos.
Os cimentos aluninosos são divididos em duas categorias os cimentos brancos e os coloridos. Os cimentos brancos são ser produzidos com redução de ferro no clinquer, e os coloridos

Relacionados