thamyy

384 palavras 2 páginas
Religião e sociedade na América portuguesa

Os escravos que eram de origem ioruba, vieram para o Brasil e trouxeram consigo sua língua , seus costumes e a sua fé em oxalá . O tribunal da inquisição assumiu praticamente os mesmos objetivos da reforma católica : saberes eruditos que se contrapunham ao catolicismo e perseguir as manifestações culturais e religiosas dos grupos populares rebeldes aos dogmas da igreja . A pratica da inquisição inauguro efetivamente em 1591. O simples nome ‘’Santo Oficio ‘’ provocava temor a população local .

Participar de uma irmandade era muito importante na região das minas , porque isso poderia significar a saída da marginalidade social . As irmandades foram responsáveis por construir grande parte das capelas e igrejas que homenagearam os santos de devoção dos confrades . São as características de barroco minério que o diferencia das demais manifestações artísticas coloniais .

A Família colonial tem sido organizada horas nos ‘’ domínios rurais ‘’ horas nos ‘’domínios urbanos’’, com freqüência , o filho mais velho herdava o patrimônio , enquanto seus irmãos iam estudar direito , medicina , ou serem padres . De modo geral a educação dos filhos decorria da experiência dos pais , pois o estudo era privilegio de poucos .

O Casamento em geral era de acordo com as normas da igreja católica , era quase um monopólio da elite branca , a igreja não via com bons olhos essas relações ‘’ ilícitas ‘’ pois considerava desrespeito as normas sagradas do matrimonio. Já o estado mostrou-se condescente m relação as uniões consideradas ‘’ ilícitas ’’ pela igreja católica até porque naquela época eram raríssimas as mulheres europeias no Brasil . A idéia do marido dominador e da mulher submissa aparece nos registros históricos e nos romances ambientados no período colonial , muitas mulheres foram violentadas por seus maridos e perseguidas pelos seus pais . A ocupação do interior da colônia resultou

Relacionados

  • ATIVIDADES CONCRETAS ED
    544 palavras | 3 páginas