Thamires Miranda

Páginas: 4 (885 palavras) Publicado: 20 de abril de 2014

Deslocamento compulsório da população indígena
Na década de 1970, iniciaram as obras de construção da UHE Balbina, próxima à Cachoeira Balbina no rio Uatumã. A área desapropriada em 19812,quando as obras da barragem já estavam adiantadas, abrange o então projetado reservatório da UHE Balbina. No mesmo ano, manipulações cartográficas foram realizadas pela Paranapanema (Baines 1991b,1991c) que mudaram o curso superior do rio Uatumã para o sudoeste e rebatizaram o antigo alto rio Uatumã como "Pitinga", com a finalidade de "legalizar" o desmembramento de uma área de aproximadamente526.800 hectares da então Reserva Indígena Waimiri-Atroari. A Reserva Indígena foi desfeita e redefinida pelo Decreto Presidencial No.86.630 de 23.11.81, desmembrando justamente a área previamenteinvadida por empresas mineradoras do Grupo Paranapanema junto com uma vasta extensão do território indígena a ser inundada posteriormente pelo reservatório da UHE Balbina.
O Programa de assistência(Termo de Compromisso Nº. 002/87, de 3/4/1987, entre a FUNAI e a ELETRONORTE), foi criado na fase final das obras da barragem e poucos meses antes do fechamento das comportas em outubro de 1987, o queresultou na inundação de uma área de cerca de 2928,5 km2. Toda a área inundada fazia parte do território dos Waimiri-Atroari até o início da década de 1970, e cerca de 311 km2 da área inundada estãodentro do território que foi demarcado para os Waimiri-Atroari. Todos os afluentes dos rios Uatumã e Abonari tornaram-se inabitáveis, com a putrefação da floresta submersa.
O Termo de Compromisso No.002/87, que criou o PWAIFE, incluiu o deslocamento de quatro "capitães" Waimiri-Atroari, em abril de 1987, à Usina Hidrelétrica de Tucuruí "para terem conhecimento real do que significará ainundação..." Considerando que as obras da UHE Balbina estavam adiantadas, o deslocamento serviu para convencer os Waimiri- Atroari a aceitar um fato consumado, e da inutilidade de resistir à invasão do seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • thamires
  • thamires
  • Thamires
  • Thamires
  • Thamires
  • Thamires
  • Thamires
  • CARMEN MIRANDA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!