THALITA RAMIRES DA SILVA ARTIGO2

2837 palavras 12 páginas
Energia e Considerações Gerais

Thalita Ramires da Silva

Resumo - Este artigo apresenta os conceitos sobre energia, os impactos no desenvolvimento econômico e as relações socioambientais. Com base nas projeções futuras, aborda os aspectos da utilização de fontes renováveis e expõe a importância do planejamento e gestão eficiente dos processos energéticos tanto para o crescimento econômico quanto para a preservação ambiental.

Palavras-Chave: Energia, desenvolvimento, fontes renováveis e gestão.

I. Introdução

As pesquisas sobre a forma mais limpa e consciente de se transformar compostos em energia deixou de ser diferencial há tempos, hoje ocupa posição de destaque na sociedade, que demanda pela utilização inteligente da energia.
Devido a crescente evolução do segmento energético é preciso encontrar novas formas de geração de energia, visto que há uma grande problemática que envolve as fontes não renováveis, a deficiência futura.
Desta forma, inúmeras pesquisas e testes em laboratórios têm sido realizados mais intensamente nos últimos anos, para encontrar a maneira mais viável de produzir energia a partir das fontes renováveis, onde causem menor impacto ambiental. Porém ainda é preciso muitos estudos para obter um resultado satisfatório.

Diante da escassez de recursos naturais, Arrabaça e Gimenez (2011) apontam a importância da correta disponibilização de energia, tendo em vista que hoje existem diversas fontes que os profissionais desejam aproveitar, almejando preservar a natureza. Acrescentam que o caminho está aberto para o capital humano, onde os especialistas deverão dispor de alta capacidade de extração, processamento eletrônico e armazenamento; com objetivo, mais uma vez, de menores impactos ambientais possíveis.

II. Desenvolvimento Econômico

Ao considerar os mais relevantes acontecimentos históricos, dentre eles as revoluções, como por exemplo, as etapas da revolução industrial, encontra-se a Terceira Revolução Industrial em evidência, visto que

Relacionados