THALIENE

Páginas: 3 (692 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2014
Uma das principais características da expansão do agronegócio no país é a incorporação à cadeia produtiva de novas áreas que apresentam uma grande fragilidade socioambiental, como as áreas de cerradoe savanas amazônicas – que, do ponto de vista geográfico, correspondem a fronteiras. Sem considerar as limitações ambientais, essa expansão tem ocorrido em decorrência da pequena infraestruturafísica dessas áreas e do seu isolamento em relação aos grandes centros e portos de elevada cabotagem, visto que a maioria dos produtos representa commodities e produtos da pauta de exportação no mercadoglobal. Atualmente, a dinâmica da expansão do agronegócio e seus impactos socioambientais em diferentes sub-regiões da Amazônia ainda não são conhecidos de forma sistemática e bem fundamentada. Estetrabalho apresenta uma análise dos impactos ou das mudanças estruturais – transformações – decorrentes do agronegócio na paisagem, à luz da Ecologia de paisagem, enquanto área de conhecimento que reúneduas das principais abordagens: uma geográfica, que investiga a influência do homem sobre a paisagem e a gestão do território; outra, ecológica, centrada na importância do contexto espacial para osprocessos ecológicos e na importância dessas relações para a conservação da integridade biológica e dos ecossistemas.

Concentração de terra, diminuição da oferta de emprego, contaminação poragrotóxicos, uso intensivo da água. Pesquisa realizada por dois anos em Lucas do Rio Verde e Barra do Bugres, municípios do Mato Grosso, mostram o desequilíbrio socioambiental e os impactos sobre a vida dapopulação causados pela expansão das lavouras de cana-de-açucar e soja.

http://www.fase.org.br/v2/pagina.php?id=3877 ">Clique aqui e acesse o estudo completo

O levantamento realizado pelo FórumMato-grossense de Meio Ambienta e Desenvolvimento, sob coordenação da FASE, está sendo lançado na próxima semana e indica, por exemplo, os impactos da expansão da cana-de-açucar em direção à Amazônia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!