Thaina Caravanti

511 palavras 3 páginas
O filme é construído sobre as "falas" de Traudl Humps, alemã, que aos 22 anos de idade é escolhida por Hitler para ser sua secretária durantes os dois últimos anos do 3º Reich. Traudl relata os 12 últimos dias antes da queda do regime nazista, período que vai do dia 30 de abril ao dia 8 de maio de 1945, antes da invasão do exército russo. Nesses dias, a secretária vivenciou experiências incríveis com o próprio Adolph Hitler e com os membros do Partido Nazista. É exatamante esse contato próximo e por vezes íntimo, como em relação à Eva Braun, esposa de Adolph, que atribuí à obra um caráter todo especial já que o filme é o primeiro a retratar um lado mais humano e sentimental do homem que horrorisou o mundo na dácada de 40 e de seus aliados.
O filme é baseado em livros, mostra a reação de membros da cúpula do partido nazista à eminete possibilidade de queda do regime socialista. Institucionalizados à vida que Hitler deu à Alemanha, muitos dos membros do partido preferiram a morte do que levar a vida sem o regime socialista. Isso revela, de forma indireta, o quão absurdamente cativante e alienante o sistema nazista foi para alguns de seus participantes, ao ponto de fazer uma mãe preferir a morte de seus seis filhos à vida dos mesmos sem o nazismo. Ilustra essa compatibilização insana com o nazismo, a ponto de a queda do regime significar necessariamente a própria morte e a morte de sua família.
O filme mostra as particularidades de Adolph Hitler como homem e não como um monstro. Sua adoração por Blonde, sua cachorra; seus hábitos alimentares; sua educação para com os seus funcionários; sua relação recatada com Eva. Também retrata um aspecto um tanto insano de Adolph Hitler. Isso fica evidente com a idéia fixa que Adolph tem na chegada triunfal e decisiva de uma tropa que todos conscientemente sabiam estar incapacitada, assim como todo o exército alemão. Hitler insistia em continuar seus planos, contando com a chegada da tropa, que não chegaria. Trechos como o

Relacionados