Tha SSouza

2539 palavras 11 páginas
Rota Turismo

Roraima faz comunicação rodoviária apenas com Manaus, Uma das rotas mais difundidas a execução de roteiros turísticos, que utilizam esse perímetro ao intercâmbio e ao comércio, atualmente a BR 174 é parte de um estruturado planejamento turístico envolvendo os Municípios de seu percurso. A BR-210 (Perimetral norte) seria uma alternativa, que ligaria o estado também ao Pará, Amapá e à cidade amazonense de São Gabriel da Cachoeira, contudo o projeto fora realizado apenas parcialmente, sendo depois abortado, inspirando nacionalistas à ampliação demográfica na Amazônia. Seu sistema de estradas é predominantemente federal.
Entre elas destaca-se a BR-174, que, saindo de Manaus passa por (sentido sul—norte:) Presidente Figueiredo (Amazonas), Vila Jundiá, Vila Equador, Rorainópolis, Vila Novo Paraíso (km 500, ponto de intersecção com a BR-210), Caracaraí (já na margem direita do rio Branco), Iracema, Mucajaí, Boa Vista e Pacaraima, dando acesso à estrada venezuelana que leva a Santa Elena de Uairen (a doze quilômetros da fronteira) e às principais cidades daquele país, sendo um dos potenciais mercados consumidores dos produtos e serviços turísticos. Em todo o seu percurso esta estrada encontra-se asfaltada e sinalizada, em seu perímetro encontra-se também uma das mais tradicionais etnias a Waimiri Atroari.

Outras importantes rodovias federais, sendo ambientes únicos na formatação de roteiros Amazônicos que apresentará distintas formações vegetais, além de espécies da fauna regional, as estradas federais são:

BR-210: pelo plano original, datado da segunda metade do século XX, sairia de Macapá, passando pelo Pará, por Roraima, até chegar a São Gabriel da Cachoeira, no alto rio Negro. Apenas uma parte do trecho de Roraima e do Amapá foi asfaltado (ou ao menos aberto). No estado a BR-210 vai no sentido leste—oeste: vila Entre Rios (próximo à Hidrelétrica de Jatapu), Caroebe, São João da Baliza, São Luiz, Vila Novo Paraíso (a partir daqui ela segue

Relacionados