tgw4etw

649 palavras 3 páginas
Colégio Marista Rosário
Nome: Pedro Cardoso | Disciplina: Artes

PESQUISA VISUAL SOBRE
A ARTE NA PRE-HISTÓRIA

A Vênus de Laussel ou "mulher com corno" é uma estatueta de Vénus, pertencente à arte paleolítica. Foi descoberta em 1909 pelo doutor Lalanne, no denominado "Grand Abri", localizado na estação arqueológica de Laussel na localidade de Marquay, na Dordonha francesa.

A Vénus de Willendorf, hoje também conhecida como Mulher de Willendorf, é uma estatueta com 11,1 cm (4 3/8 polegadas) de altura representando estilisticamente uma mulher, descoberta no sítio arqueológico do paleolítico situado perto de Willendorf, na Áustria, c. de 2500 a 2000 a.C.
Foi desenterrada em 8 de Agosto de 1908, pelo arqueólogo Josef Szombathy.

O Cromeleque dos Almendres localiza-se na freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe, no conselho de Évora, Distrito de Évora, em Portugal.
Constitui-se num círculo de pedras pré-histórico (cromeleque) com 95 monólitos de pedra. É o monumento megalítico do seu tipo mais importante da península Ibérica.
O cromeleque localiza-se próximo ao topo de uma encosta suave, voltada a leste, num monte de 413 metros de altura, a cerca de 12 km a oeste da moderna cidade de Évora. O conjunto foi descoberto em 1964 pelo investigador Henrique Leonor Pina

Vênus de Brassempouy (ou Vénus de Brassempouy), Dama de Brassempouy ou também Busto de Brassempouy é uma miniatura em forma de busto feminino, esculpida em marfim de mamute durante o Pleistoceno, por volta de vinte e dois mil anos.
Vênus de Brassempouy foi encontrada em 1894 na Grotte du Pape, localizada perto de Brassempouy, em Landes, no sul da França

A Vênus de Dolní Věstonice é uma estatueta de terracota de uma figura feminina (Vênus), datada entre 29000 a.C. e 25000 a.C.,

Relacionados