Tgs - inferência e alegoria da caverna de patão

Páginas: 2 (256 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
TRABALHO SOBRE INFERÊNCIA
Inferir sobre algo é quando utilizamos a razão e a lógica para chegarmos a uma conclusão. Com base nesta conclusão é possível criarnovas teorias possibilitando assim um avanço. Obviamente, o ponto central desta construção é uma base bem estruturada e fundamentada. Sabemos que as formas comopercebemos o mundo são imperfeitas, pois dependemos dos sentidos para isso. Sendo assim, se faz necessário o empirismo, pois é com ele que testamos eaprimoramos nossa razão.
Com a alegoria da caverna, Platão nos mostra como a ausência de conhecimento pode limitar nossa vida. Sabemos que, muito de nós ainda vive emuma caverna. A questão é: como sair? Só existe uma forma: deixar de contemplar as sombras (ignorância) e passar a enxergar a luz (conhecimento). Porém, sabemosque esse processo não é tão simples, pois cada indivíduo tem sua interpretação individual da realidade e do mundo, e se tomar como base apenas o “mundo dossentidos” (conhecimento imperfeito), continuará prisioneiro de sua própria caverna.
Na história da humanidade vemos alguns exemplos de inferências sem baseracional e lógica. Um deles é o exemplo de Adolf Hitler, que via os alemães como raça superior, e considerava os judeus uma raça “não humana”. Outro exemplo são osgrupos religiosos, que a partir de seus modelos teológicos vão de encontro com o desenvolvimento, isso prejudica seus seguidores restringindo sua visão. Muitasreligiões querem definir os padrões de vida das pessoas fazendo com que estas não conheçam outro modo de vida, tornando assim novos prisioneiros da caverna.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A alegoria da caverna
  • Alegoria da caverna
  • Alegoria da caverna
  • A Alegoria Da Caverna
  • alegoria da caverna
  • Alegoria da Caverna
  • Alegoria da Caverna
  • A alegoria da caverna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!